“Cartas para a minha mãe”

por um letramento racial crítico

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47250/intrell.v41i1.p101-117

Mots-clés :

Educação Básica. Criança negra e órfã. Texto literário. Imaginário decolonial. Práxis antirracista.

Résumé

O texto pretende refletir sobre as contribuições do Letramento Racial Crítico (LRC), na Educação Básica a partir da obra Cartas para a minha mãe (2020), da autora cubana contemporânea Teresa Cárdenas. O LRC, uma prática discursiva contra o(s) racismo(s), (re)pensa o texto literário como espaço para a construção de um imaginário decolonial antirracista. Assim, trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica que tem na análise crítico-literária o procedimento fundamental. Para tanto, o recorte teórico ancora-se em Ferreira (2014), Gomes (2017), Hall (2016), hooks (2017), Lima (2015, 2016), Munanga (2009). O texto nos Instiga a pensar que a promoção da leitura literária é um importante dispositivo para a ampliação do acesso à literatura e também para a discussão da diversidade étnico-racial na sala de aula dos Anos Finais do Ensino Fundamental II de uma escola da Rede Estadual de Ensino na cidade de Alagoinhas-BA, colaborando, assim, para a formação de identidades raciais positivas por meio do LRC. As reflexões construídas por meio do LRC, a partir do processo de leitura literária em sala de aula, auxiliaram o processo de desconstrução de estereótipos e preconceitos raciais permitindo uma prática pedagógica antirracista impulsionando estudantes a compreenderem as estruturas que ainda impõem as desigualdades raciais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Iramayre Cássia Ribeiro Reis, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestra em Crítica Cultural/Pós Crítica/UNEB. Professora da Rede Estadual da Bahia. Professora Assistente do Departamento de Linguística, Literatura e Artes (DLLARTES) da UNEB. Integrante do Grupo de Pesquisa Lingua(gem) e Crítica Cultural/Pós Crítica/UNEB.

Références

BRASIL, SECADI, Ministério da Educação. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, SECADI, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto Nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9099.htm. Acesso em 30/05/2024.

CÁRDENAS, Teresa. Cartas para a Minha Mãe. Tradução Eliana Aguiar. 1. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2020.

DIJK, Teun A. van (Organizador). Racismo e discurso na América Latina. São Paulo: Contexto, 2008.

FANON, F. Pele Negra Máscaras Brancas. Salvador: EdUFBA, 2008.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Letramento racial critico através de narrativas autobiográficas: com atividades reflexivas. Ponta Grossa: Editora Estúdio Texto, 2015.

FERREIRA, Aparecida de Jesus; GOMES, Cássio Murilo Lourenço. Letramento Racial Crítico. UniLetras, V. 41, Nº. 1, p. 123-127, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 65 ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz & Terra, 2018.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro e a Intelectualidade negra descolonizando os currículos. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze et al. (Orgs). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018, p. 223-245.

HONORATO, Ivanize Christiane; MULLER, Tanise Ramos. Entre cinderelas negras, meninas bonitas e cabelos de Lelê: o papel da Literatura Infantil na implementação da Lei 10.639/2003. TEXTURA, Revista de Educação e Letras, V. 17, Nº. 34, 2015.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. 2 ed. São Paulo WMF Martins Fontes, 2017.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

LIMA, Maria Nazaré Mota de. Relações étnico-raciais na escola: o papel das linguagens. Salvador: EDUNEB, 2015.

LIMA, Maria Nazaré Mota de; SANTOS, Osmar Moreira dos (Organizadores). Devir negro: por democracia e cidadania cultura no Brasil. Salvador: EDUNEB, 2016.

MUNANGA, K. Negritude: usos e sentidos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

QUIJANO, Aníbal, Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paul (Orgs.) Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 73-117.

Publiée

2024-09-24

Comment citer

REIS, Iramayre Cássia Ribeiro. “Cartas para a minha mãe”: por um letramento racial crítico. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 41, n. 1, p. 101–117, 2024. DOI: 10.47250/intrell.v41i1.p101-117. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v41p101. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Ensino de Literatura: mediação literária no espaço escolar