Perspectivas múltiplas em poemas em libras

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47250/intrell.v41i1.p149-161

Mots-clés :

Poemas em Libras. Teoria de transferências. Linguagem cinematográfica. Antologia de poemas em Libras. Literatura em Libras.

Résumé

A pesquisa apresentada aqui tem objetivo de investigar as perspectivas múltiplas que ocorrem nos poemas em Libras. Perguntamos: como são criadas as perspectivas múltiplas nos poemas em Libras? Recorremos principalmente à teoria de transferência de Cuxac & Sallandre (2007) e de Dudis (2004) sobre a divisão de espaço e Monteiro (2023) sobre a linguagem cinematográfica em Libras. Analisamos quatro poemas em Libras e identificamos perspectivas diferentes de diversos objetos ou personagens presentes na mesma cena apresentada; a possibilidade de mostrar uma pessoa um ou objeto a partir de diversas perspectivas, incluindo a perspectiva de 3D, de Close-up/distante e zoom; e perspectivas diferentes de uma cena apresentadas consecutivamente e simultaneamente. Concluímos que o uso simultâneo de perspectivas diferentes contribui ao poder comunicativo nos poemas. Vimos exemplos de duas perspectivas diferentes simultâneas do mesmo personagem e de duas perspectivas diferentes simultâneas de dois personagens. As perspectivas múltiplas de personagens podem ser apresentadas através de duas mãos ou por uma combinação das mãos e o resto do corpo, enquanto aquelas de tamanhos diferentes ocorrem pelas escolhas de diferentes configurações de mão ou de outras partes do corpo.

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Biographie de l'auteur

Rachel Sutton-Spence, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em linguística aplicada, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), programa de pós-graduação em estudos da tradução (PGET). Grupo de Pesquisa: Literatura em Línguas de Sinais.

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Publiée

2024-09-24

Comment citer

SUTTON-SPENCE, Rachel. Perspectivas múltiplas em poemas em libras. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 41, n. 1, p. 149–161, 2024. DOI: 10.47250/intrell.v41i1.p149-161. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v41p149. Acesso em: 22 déc. 2024.