OS DOIS ANDARES DO PENSAMENTO
A ESTÉTICA DE DELEUZE EM A DOBRA
Resumo
Com a finalidade de expor a questão de como devemos imaginar adequadamente uma estética deleuziana, precisamos fazer mais do que elencar os escritores, pintores, cineastas, compositores e músicos aos quais seus textos frequentemente se referem, cujas obras estão intimamente ligadas a muitos conceitos de Deleuze, se pensarmos, por exemplo, nos povos menores de Kafka, na máquina de guerra de Kleist, ou na lógica das sensações de Bacon. Não podemos, também, nos contentar apenas com apontar as preferências de Deleuze para certos períodos ou estilos de época, como o Barrocoou a Arte Moderna. Descobriremos que, para colocar a questão adequadamente, teremos que reconsiderar o que normalmente é chamado de estética e sua suposta relação com a arte. Ao abordar a questão da estética deleuziana em seu ensaio Existe-t-il une esthétique deleuzienne? (1998), Jacques Rancière traz à tona o debate sobre essa seara, ponderando sobre a nossa compreensão de estética, descartando a visão amplamente difundida sobre o tema, segundo a qual a estética – elevada à categoria de disciplina por Alexander G. Baumgarten em meados do século XVIII, e moldada ao longo do século XIX na esteira de importantes influências como a Primeira e Terceira Críticas de Kant, a filosofia idealista da arte de Schelling e a história da estética de Hegel – é geralmente subestimada e praticada como uma filosofia da arte e das experiências subjetivas do prazer e do descontentamento que a arte evoca.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).