A AUSÊNCIA DO DEBATE DE GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS E OS POSSÍVEIS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO.

Edinei Araujo Santos

UFRB


Résumé

O presente trabalho tem como objetivo discutir a conceituação de gênero numa dimensão plural, ou seja, para além da heterossexualidade. Consideramos que estamos marcados pela ausência do debate de gênero e sexualidade nos espaços escolares, assim como nos livros didáticos, pretendemos demostrar como a ausência, ou até mesmo a superficialidade, deste debate pode impactar na formação e na vida dos estudantes. Contudo, assumindo que gênero é construído a todo momento, iremos nos debruçar em algumas questões. Como a que problematiza, do ponto de vista educacional, como o gênero é construído até nas coisas mais cotidianas. Sendo assim, por que a escola silencia sobre o debate de gênero em sala de aula?  Por que professores e professoras de filosofia, que se ocupam com questões essenciais à subjetividade e à constituição do ser humano, não abordam temas como a homofobia? Assim, considerando os livros didáticos como objeto de auxílio importantíssimo no processo de ensino, será analisado o livro "Filosofando: introdução à filosofia”, das autoras Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helene Pires Martin, e a Coleção Multiversos dos autores Alfredo Boulos Júnior, Edilson Adão e Laercio Furquim Jr, livros do “novo modelo de ensino médio”, a fim de compreender se esses conteúdos aparecem nos livros e de que forma uma possível ausência ou superficialidade do debate de gênero e sexualidade pode afetar a formação e a vida dos estudantes brasileiros.

 

Palavras-chave: Educação, Filosofia, Gênero, Sexualidade.

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