Formação da consciência histórica
um lugar para a didática da História
Keywords:
Ensino de História, Didática da História, Consciência HistóricaAbstract
O artigo reflete sobre o campo do Ensino de História, analisando conceitos e abordagens que o fundamentam, a exemplo de Consciência Histórica, Pensamento Histórico e Didática da História. Ao reconhecer que o conhecimento histórico circula em diferentes espaços, questiona-se os modelos de ensino baseados na transmissão de saberes escolares, fomentando a necessidade de metodologias que, de fato, promovam a formação da consciência histórica dos estudantes.
Downloads
Metrics
References
BERGMANN, Klaus. A História na reflexão didática. Rev. Bras. de Hist. São Paulo: v. 9 n. 19, p. 29-42, set.89/fev.90. Trad. Augustin Wernet.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p.177-229, 1990.
LAUTIER, Nicole. Os saberes históricos em situação escolar: circulação, transformação e adaptação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.36, n.1, p.39-58, jan./abr. 2011.
LAUTIER, Nicole; ALLIEU-MARY, Nicole. La didactique de l’histoire. Revue Française de Pédagogie, 162, janvier-mars, 2008.
LEE, Peter. J. Putting principles into practice: understanding history. In: BRANSFORD, J. D.; DONOVAN, M. S. (Ed.) How Students Learn: History, Math and Science in the Classroom. Washington, DC: National Academy Press, 2005, p. 31-77.
MATTOZZI, Ivo. A História Ensinada: Educação Cívica, Educação Social ou Formação Cognitiva? Actas de Encontros Açores, Braga e Madeira. Associação de Professores de História:23:51,1998
POPA, Nathalie. A consciência histórica e a didática da história no Canadá. Revista História Hoje, v. 10, n. 20, p. 178-202, 2021.
PROENÇA, Maria Cândida. Didáctica da História. Lisboa: Universidade Aberta, 1992.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica – Teoria da história I: fundamentos da ciência histórica. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora da UnB, 2001.
RÜSEN, J. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 07-16, jul./dez. 2006.
VON BORRIES, Bodo. Young People and their historical consciousness. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 9, n. 21, p. 33-66 jan./abr. 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)