Formação da consciência histórica

um lugar para a didática da História

Autores/as

  • Katia Maria Abud USP

Palabras clave:

Ensino de História, Didática da História, Consciência Histórica

Resumen

O artigo reflete sobre o campo do Ensino de História, analisando conceitos e abordagens que o fundamentam, a exemplo de Consciência Histórica, Pensamento Histórico e Didática da História. Ao reconhecer que o conhecimento histórico circula em diferentes espaços, questiona-se os modelos de ensino baseados na transmissão de saberes escolares, fomentando a necessidade de metodologias que, de fato, promovam a formação da consciência histórica dos estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Katia Maria Abud, USP

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP) e do Programa
de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutora em História Social
pela Universidade de São Paulo (USP).

Citas

BERGMANN, Klaus. A História na reflexão didática. Rev. Bras. de Hist. São Paulo: v. 9 n. 19, p. 29-42, set.89/fev.90. Trad. Augustin Wernet.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p.177-229, 1990.

LAUTIER, Nicole. Os saberes históricos em situação escolar: circulação, transformação e adaptação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.36, n.1, p.39-58, jan./abr. 2011.

LAUTIER, Nicole; ALLIEU-MARY, Nicole. La didactique de l’histoire. Revue Française de Pédagogie, 162, janvier-mars, 2008.

LEE, Peter. J. Putting principles into practice: understanding history. In: BRANSFORD, J. D.; DONOVAN, M. S. (Ed.) How Students Learn: History, Math and Science in the Classroom. Washington, DC: National Academy Press, 2005, p. 31-77.

MATTOZZI, Ivo. A História Ensinada: Educação Cívica, Educação Social ou Formação Cognitiva? Actas de Encontros Açores, Braga e Madeira. Associação de Professores de História:23:51,1998

POPA, Nathalie. A consciência histórica e a didática da história no Canadá. Revista História Hoje, v. 10, n. 20, p. 178-202, 2021.

PROENÇA, Maria Cândida. Didáctica da História. Lisboa: Universidade Aberta, 1992.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica – Teoria da história I: fundamentos da ciência histórica. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora da UnB, 2001.

RÜSEN, J. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 07-16, jul./dez. 2006.

VON BORRIES, Bodo. Young People and their historical consciousness. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 9, n. 21, p. 33-66 jan./abr. 2014.

Publicado

2023-09-29

Cómo citar

ABUD, Katia Maria. Formação da consciência histórica: um lugar para a didática da História . Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 17, n. 32, p. 13–22, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/19359. Acesso em: 27 sep. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.