Formação da consciência histórica

um lugar para a didática da História

Autores

  • Katia Maria Abud USP

Palavras-chave:

Ensino de História, Didática da História, Consciência Histórica

Resumo

O artigo reflete sobre o campo do Ensino de História, analisando conceitos e abordagens que o fundamentam, a exemplo de Consciência Histórica, Pensamento Histórico e Didática da História. Ao reconhecer que o conhecimento histórico circula em diferentes espaços, questiona-se os modelos de ensino baseados na transmissão de saberes escolares, fomentando a necessidade de metodologias que, de fato, promovam a formação da consciência histórica dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Katia Maria Abud, USP

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP) e do Programa
de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutora em História Social
pela Universidade de São Paulo (USP).

Referências

BERGMANN, Klaus. A História na reflexão didática. Rev. Bras. de Hist. São Paulo: v. 9 n. 19, p. 29-42, set.89/fev.90. Trad. Augustin Wernet.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p.177-229, 1990.

LAUTIER, Nicole. Os saberes históricos em situação escolar: circulação, transformação e adaptação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.36, n.1, p.39-58, jan./abr. 2011.

LAUTIER, Nicole; ALLIEU-MARY, Nicole. La didactique de l’histoire. Revue Française de Pédagogie, 162, janvier-mars, 2008.

LEE, Peter. J. Putting principles into practice: understanding history. In: BRANSFORD, J. D.; DONOVAN, M. S. (Ed.) How Students Learn: History, Math and Science in the Classroom. Washington, DC: National Academy Press, 2005, p. 31-77.

MATTOZZI, Ivo. A História Ensinada: Educação Cívica, Educação Social ou Formação Cognitiva? Actas de Encontros Açores, Braga e Madeira. Associação de Professores de História:23:51,1998

POPA, Nathalie. A consciência histórica e a didática da história no Canadá. Revista História Hoje, v. 10, n. 20, p. 178-202, 2021.

PROENÇA, Maria Cândida. Didáctica da História. Lisboa: Universidade Aberta, 1992.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica – Teoria da história I: fundamentos da ciência histórica. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora da UnB, 2001.

RÜSEN, J. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 07-16, jul./dez. 2006.

VON BORRIES, Bodo. Young People and their historical consciousness. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 9, n. 21, p. 33-66 jan./abr. 2014.

Downloads

Publicado

2023-09-29

Como Citar

ABUD, Katia Maria. Formação da consciência histórica: um lugar para a didática da História . Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 17, n. 32, p. 13–22, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/19359. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.