Formação da consciência histórica

um lugar para a didática da História

Auteurs

  • Katia Maria Abud USP

Mots-clés :

Ensino de História, Didática da História, Consciência Histórica

Résumé

O artigo reflete sobre o campo do Ensino de História, analisando conceitos e abordagens que o fundamentam, a exemplo de Consciência Histórica, Pensamento Histórico e Didática da História. Ao reconhecer que o conhecimento histórico circula em diferentes espaços, questiona-se os modelos de ensino baseados na transmissão de saberes escolares, fomentando a necessidade de metodologias que, de fato, promovam a formação da consciência histórica dos estudantes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Katia Maria Abud, USP

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP) e do Programa
de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutora em História Social
pela Universidade de São Paulo (USP).

Références

BERGMANN, Klaus. A História na reflexão didática. Rev. Bras. de Hist. São Paulo: v. 9 n. 19, p. 29-42, set.89/fev.90. Trad. Augustin Wernet.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p.177-229, 1990.

LAUTIER, Nicole. Os saberes históricos em situação escolar: circulação, transformação e adaptação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.36, n.1, p.39-58, jan./abr. 2011.

LAUTIER, Nicole; ALLIEU-MARY, Nicole. La didactique de l’histoire. Revue Française de Pédagogie, 162, janvier-mars, 2008.

LEE, Peter. J. Putting principles into practice: understanding history. In: BRANSFORD, J. D.; DONOVAN, M. S. (Ed.) How Students Learn: History, Math and Science in the Classroom. Washington, DC: National Academy Press, 2005, p. 31-77.

MATTOZZI, Ivo. A História Ensinada: Educação Cívica, Educação Social ou Formação Cognitiva? Actas de Encontros Açores, Braga e Madeira. Associação de Professores de História:23:51,1998

POPA, Nathalie. A consciência histórica e a didática da história no Canadá. Revista História Hoje, v. 10, n. 20, p. 178-202, 2021.

PROENÇA, Maria Cândida. Didáctica da História. Lisboa: Universidade Aberta, 1992.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica – Teoria da história I: fundamentos da ciência histórica. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora da UnB, 2001.

RÜSEN, J. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 07-16, jul./dez. 2006.

VON BORRIES, Bodo. Young People and their historical consciousness. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 9, n. 21, p. 33-66 jan./abr. 2014.

Téléchargements

Publiée

2023-09-29

Comment citer

ABUD, Katia Maria. Formação da consciência histórica: um lugar para a didática da História . Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 17, n. 32, p. 13–22, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/19359. Acesso em: 22 déc. 2024.

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.