A RELAÇÃO COM O SABER E A IDENTIDADE DOCENTE

Autores

  • João Paulo Camargo de Lima
  • Sergio de Mello Arruda
  • Marinez Meneghello Passos
  • Roberto Nardi

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13257

Resumo

Neste artigo apresentamos algumas aproximações entre as pesquisas sobre a Identidade Docente e a temática da Relação com o Saber, de Bernard Charlot. Inicialmente discutimos a identidade do professor, conforme apresentada pela literatura internacional a partir dos principais artigos da área publicados em língua inglesa. Os fundamentos da Relação com o Saber são então apresentados para, posteriormente, embasar uma leitura das principais ideias, questões e elementos que compõem os conceitos relacionados à identidade docente por meio da Relação com o Saber enquanto relação com o mundo, o outro e consigo mesmo, bem como enquanto relação epistêmica, pessoal e social. Diante das aproximações e discussões realizadas propomos uma possível definição da Identidade Docente a partir dos conceitos presentes em pesquisas que se fundamentaram na Relação com o Saber.
Palavras-chave: Relação com o Saber. Identidade Docente, Formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-17

Como Citar

Lima, J. P. C. de ., Arruda, S. de M. ., Passos, M. M. ., & Nardi, R. . (2020). A RELAÇÃO COM O SABER E A IDENTIDADE DOCENTE. Revista De Estudos De Cultura, 5(14), 161–178. https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13257