A RELAÇÃO COM O SABER E A IDENTIDADE DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13257Resumo
Neste artigo apresentamos algumas aproximações entre as pesquisas sobre a Identidade Docente e a temática da Relação com o Saber, de Bernard Charlot. Inicialmente discutimos a identidade do professor, conforme apresentada pela literatura internacional a partir dos principais artigos da área publicados em língua inglesa. Os fundamentos da Relação com o Saber são então apresentados para, posteriormente, embasar uma leitura das principais ideias, questões e elementos que compõem os conceitos relacionados à identidade docente por meio da Relação com o Saber enquanto relação com o mundo, o outro e consigo mesmo, bem como enquanto relação epistêmica, pessoal e social. Diante das aproximações e discussões realizadas propomos uma possível definição da Identidade Docente a partir dos conceitos presentes em pesquisas que se fundamentaram na Relação com o Saber.
Palavras-chave: Relação com o Saber. Identidade Docente, Formação de professores.
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