RELAÇÃO COM O SABER E O RIO DOCE: A MARCA DAS APRENDIZAGENS RELACIONAIS E AFETIVAS
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13258Resumo
O artigo mobiliza o aporte teórico e metodológico da relação com o saber para compreender aprendizagens ambientais de estudantes sobre o rio Doce, impactado pelo rompimento da barragem de Fundão, pertencente à mineradora Samarco/ Vale-BHP Billiton. Os sujeitos do estudo são estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, de 04 escolas públicas, e os dados foram coletados por meio do balanço de saber e entrevistas. A análise concentra-se nas entrevistas realizadas com 23 estudantes. Os resultados mostram a preponderância de aprendizagens relacionais e afetivas como resultado das interações intersubjetivas na família e revelam os sentidos dessas aprendizagens que se ligam, tanto às referências culturais e às memórias afetivas quanto ao cenário de insegurança que se instala após o rompimento da barragem. Conclui-se pela importância e necessidade de se pautar na escola o debate ambiental, a partir das experiências dos sujeitos atingidos pelo desastre sociotécnico, envolvendo o rompimento da barragem de rejeitos de mineração, com vistas à mitigação dos danos sociais, culturais e ambientais.
Palavras-chave: Relação com o saber. Aprendizagens relacionais e afetivas. Rio Doce.
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