O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO OU UMA POSSIBILIDADE DE HUMANISMO
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v8i21.18505Resumo
O presente ensaio busca compreender textualmente as bases do que, desde as primeiras leituras de O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991), se passou a denominar humanismo. Elege, para tanto, sob o conceito de figuração (REIS, 2018), uma leitura sobre José, personagem que protagoniza o primeiro dos dois movimentos principais na constituição narrativa deste romance. Dos instantes iniciais da concepção do seu primogênito à morte na cruz, passando pelos papéis de companheiro, pai, e o convívio com os rebeldes de Séforis, o que José inaugura é a formação de uma consciência de si e sobre o outro abrindo a possibilidade para, reconhecendo a penosa solidão do homem no mundo, a natureza do homem como medida de todas as coisas, modelo que melhor se configura no desenvolvimento de Jesus no segundo movimento da narrativa.
Palavras-chave: José Saramago; personagem; figuração; humanismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.