INTERSECÇÃO ENTRE PRODUÇÃO LITERÁRIA E ENSINO NA TRAJETÓRIA DA PROFESSORA E ESCRITORA CONCEIÇÃO OURO REIS NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFS (1973-1991)

Autores

  • Alfredo Bezerra dos Santos
  • Joaquim Tavares da Conceição

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v8i21.18511

Resumo

Este artigo desenvolve abordagem tratando a respeito da trajetória da professora e escritora Maria da Conceição Ouro Reis. Considera sua formação e atuação profissional, destacando a intersecção entre produções literárias e ensino, especialmente implicados no exercício do magistério do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. A pesquisa, de caráter documental, levantou diferentes tipologias de fontes nos acervos do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação e da Academia Literária de Vida, além de acervos pessoais e captação de relatos orais. A professora Conceição Ouro colocou em exercício uma das funções desse tipo de escola, ao inserir no ambiente escolar experiências práticas, sem abrir mão da escrita, primeiro contando com sua própria produção, depois orientando o alunado a realizar tarefas de escrita, levando-o a gestos autorais.
Palavras-chave: Colégio de Aplicação. História da Educação. História da profissão docente. Literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Bezerra dos Santos, A. ., & Tavares da Conceição, J. . (2022). INTERSECÇÃO ENTRE PRODUÇÃO LITERÁRIA E ENSINO NA TRAJETÓRIA DA PROFESSORA E ESCRITORA CONCEIÇÃO OURO REIS NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFS (1973-1991). Revista De Estudos De Cultura, 8(21), 115–125. https://doi.org/10.32748/revec.v8i21.18511

Edição

Seção

Fluxo Contínuo