INTERSECÇÃO ENTRE PRODUÇÃO LITERÁRIA E ENSINO NA TRAJETÓRIA DA PROFESSORA E ESCRITORA CONCEIÇÃO OURO REIS NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFS (1973-1991)
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v8i21.18511Resumo
Este artigo desenvolve abordagem tratando a respeito da trajetória da professora e escritora Maria da Conceição Ouro Reis. Considera sua formação e atuação profissional, destacando a intersecção entre produções literárias e ensino, especialmente implicados no exercício do magistério do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. A pesquisa, de caráter documental, levantou diferentes tipologias de fontes nos acervos do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação e da Academia Literária de Vida, além de acervos pessoais e captação de relatos orais. A professora Conceição Ouro colocou em exercício uma das funções desse tipo de escola, ao inserir no ambiente escolar experiências práticas, sem abrir mão da escrita, primeiro contando com sua própria produção, depois orientando o alunado a realizar tarefas de escrita, levando-o a gestos autorais.
Palavras-chave: Colégio de Aplicação. História da Educação. História da profissão docente. Literatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.