ÉLIE STÉPHENSON, UM ESCRITOR ‘MUNDO-ILHA’
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v9i22.19447Resumo
Élie Stéphenson é, sem dúvida, um dos mais expressivos autores da literatura da Guiana Francesa na contemporaneidade. Trata-se de um homem de múltipla capacidade criadora que passeia por gêneros distintos, como poesia e prosa, teatro e literatura para crianças e jovens, alcançando leitores de faixas-etárias diversas. Em 2020, teve o conjunto de sua obra recompensada com o Prêmio Carbet de la Caraïbe et du Tout-Monde. Neste artigo, apresento elementos que apontam para um autor que pode ser entendido como um ‘mundo-ilha’, noção emprestada de Ottmar Ette (2018), entendendo que hoje já não há mais espaço para se pensar em territórios estáticos, haja vista as transformações sociais terem derrubado as barreiras geográficas, alcançando o mundo. Então, ler a literatura de Stéphenson é ver, na prática, o polilógico na produção de um guianense que escreve sobre revoltas e florescimentos (Juminer, 2022); ele é um escritor ‘mundo-ilha’, pois para além de ser um autor, é também um ativista da língua crioula guianense, o que reflete o seu posicionamento como homem guianense e que ecoa na obra que enfatizo neste artigo, a peça teatral La nouvelle légende de D’Chimbo, (2004).
Palavras-chave: Élie Stéphenson; mundos-ilhas; D’Chimbo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.