CATACUMBAS DE SOL
UMA LÍRICA DE SILÊNCIOS E SONS NA ESCRITA DE ÉLIE STÉPHENSON
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v9i22.19457Resumo
Nascido em Caiena, Guiana Francesa, em 1944, Élie Stephenson é um dos grandes escritores guianenses da atualidade. Autor de diversos livros, passeando entre os mais diferentes gêneros como a poesia, o romance, o conto e o teatro, sua obra traz a marca de um ativismo pleno de lirismo e coragem. Catacumbas de sol é uma obra composta por uma coletânea de poemas que retratam os mais diversos temas dentro de uma vasta e incisiva realidade vivenciada pelo povo guianense e traduzidas do original, Catacombes de soleil, por Dennys Silva-Reis. Os poemas que compõem essa antologia de Stephenson revelam uma escrita, em que o autor transforma silêncios em sons, gritos, força e urgência. Assim como parece ser urgente uma Guiana Francesa livre e não mais um “un rien de pays”, conforme ele trata em uma de suas peças teatrais mais marcantes dessa força de revolta lírica
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.