REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NA LITERATURA
UMA ANÁLISE DE CONTOS POPULARES LATINO-AMERICANOS
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v9i23.20587Resumo
Os contos populares são, em grande medida, antigas tradições orais que são transmitidas de geração em geração, histórias contadas à luz da vela, relatos capazes de conservar ainda hoje elementos atrativos que aguçam a curiosidade e a sensibilidade humana. Este estudo investiga representações de gênero presentes em contos populares latino-americanos, difundidos ao longo do tempo na cultura dessa região. Optamos, como ferramenta teórico-metodológica, pela análise do discurso a partir do pensamento de Michel Foucault (2013) e de feministas como Louro (2011, 2016) e Safiotti (1987, 2013). O objetivo deste trabalho é verificar como a produção de discursos acerca de certas representações de gênero é, ao mesmo tempo, controlada, selecionada, organizada e redistribuída. Assim, observamos que os contos populares são um dos procedimentos que têm por função ratificar os poderes e perigos dos discursos, vistos não simplesmente como aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo porque se luta, pelo que se luta, o poder do qual nos querermos apoderar.
Palavras-chave: Representações de gênero; Literatura latino-americana; Contos populares; Análise do discurso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.