CULTURA POPULAR
UM BALANÇO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (2011-2022) DAS PRÁTICAS MUSICAIS DO BOI
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v10i26.21486Palavras-chave:
Transmissão musical, política cultural, etnomusicologiaResumo
A cultura popular, que por muito tempo se definiu como manifestação folclórica, apresenta um sem-número de expressões, entre as quais uma em especial conhecida como Boi, que se desdobra em diversas denominações, tais como: Bumba-Meu-Boi, Boi Bumbá, Boi Calemba Pintadinho, Reis de Boi, Boi de Reis, Boi Pintadinho, Boi Malhadinho, Boi de Mamão, entre outros. Elas envolvem uma conjunção de linguagens artísticas, que se diferenciam pela nomenclatura e como se desenvolve a brincadeira. Este artigo busca compreender, através de um balanço da produção acadêmica entre os anos de 2011 e 2022, como vem sendo estudadas as práticas musicais dos Bois, e mais especificamente nos processos de transmissão musical. Para tanto, identificou-se o quantitativo de trinta e uma produções acadêmicas e organizou-se esse quantitativo em quadros por ano de publicação, tipo de IES e tipo de produção; região, UF e IES de origem; programa e área de avaliação da CAPES. Em seguida elencaram-se categorias deduzidas dos resumos, palavras-chave e sumários, e, em alguns casos, leitura de capítulos. Teceram-se algumas considerações tendo por base os conceitos de decolonialidade, interculturalidade associadas à abordagem etnomusicológica.
Palavras-chave: Transmissão musical, política cultural, etnomusicologia.
Downloads
Referências
Amaral, Renata Pompeo Do. A música do Bumba Boi do Maranhão e suas possibilidades de performance no contrabaixo. Dissertação (Mestrado em Música) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Sede), São Paulo, 2018.
Barros, Ana Deborah Pereira de. Linguagens Artísticas do Bumba Meu Boi no currículo do ensino médio no maranhão: uma experiência no Centro de Ensino Manoel Beckman. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Ensino da Educação Básica. Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018.
Bezerra, Jocastra Holanda. Quando o popular encontra a política cultural: a discursividade da cultura popular nos Pontos de Cultura “Fortaleza dos Maracatus”, “Cortejos Culturais do Ancuri” e “Boi Ceará” Dissertação (Mestrado em Sociologia). Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2014.
Borralho, Tácito Freire. O Teatro do Boi do Maranhão – brincadeira, ritual, enredos, gestos e movimentos. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
Brito, Fabia Holanda De. “Do Maranhão para o mundo”, o bumba-meu-boi de orquestra: tradição, cultura popular e turismo no brincar do Brilho da Ilha. Dissertação (Mestrado Profissional em História, Política e Bens Culturais. Fundação Getúlio Vargas (RJ), Rio de Janeiro, 2016.
Cardoso, Leticia Conceição Martins. As mediações no Bumba Meu Boi do Maranhão: uma proposta metodológica de estudo das culturas populares. Tese (Doutorado em Comunicação Social). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
Carpin, Tamires Duarte. O brilho da noite no Querosene: o Boi de Tião Carvalho em uma proposta de linguagem para o contrabaixo. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.
Carvalho, Luciana Coin de. O Bumba Meu Boi do Grupo de Danças Brasileiras Gracinha: uma experiência de Arte-Educação. Dissertação (Mestrado em Artes) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2012.
Carvalho, Rui Manuel Senico. Parintins: Boi-Bumbá e Afirmação Identitária. Discurso, Representações e Identidade no Amazonas Contemporâneo. Tese (Doutorado em Música) Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.
Coelho, Ivandro de Souza. Estudo das imagens simbólicas nas toadas de Bumba Meu Boi de Donato Alves: uma contribuição para a educação. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016.
Damasceno, Roberto Wagner de Medeiros. Performance e transmissão musical no Boi de Reis Calemba Pintadinho. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Filho, Hamilton Lima Oliveira. A “fabricação” do Bumba Meu Boi: imagens herdadas e conjunturas no ciclo ritual dos brincantes da Floresta. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Universidade Federal DO Maranhão, São Luís, 2012.
Frota, Wesley Fontenele. Bumba-meu-boi no palco e na festa: teatro e cultura popular no Piauí. Dissertação (Mestrado em Artes). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Junior, Paulo de Tarso Nunes dos Santos. Máscaras, mascarados e oprimidos: do Boi de Máscaras de São Caetano de Odivelas ao Teatro de Rua do bairro da Terra Firme em Belém / Pará. Dissertação (Mestrado em Artes) Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.
Leitão, Rogerio Ribeiro Chagas. A musicalidade do Bumba-Boi da Ilha: Construção de instrumental artístico e pedagógico. Dissertação (Mestrado Profissional em PROFARTES). Universidade Federal do Maranhão, Uberlândia, 2018.
Lima, Norlan Aragão. Estudo da teoria das tópicas nas toadas do Bumba Meu Boi: proposta de execução, na guitarra elétrica, das toadas com um grupo de alunos da Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo” (EMEM). Dissertação (Mestrado Profissional em PROFARTES). Universidade Federal do Maranhão, Uberlândia, 2020. Lima, Patricia Georgia Cardoso Barreto de. Do Boi às índias: poder ou controle sobre a sexualidade de mulheres na cultura popular do Maranhão? Dissertação (Mestrado em Antropologia). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
Martins, Carolina Christiane de Souza. Bumba Meu Boi e festas populares na ilha do Maranhão: entre negociação e conflito (1885-1920). Tese (Doutorado em História) Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
Martins, Carolina Christiane de Souza. Política e cultura nas histórias do bumba-meu-boi são luís do maranhão – século XX. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015. Passos, Iran de Jesus Rodrigues dos. O espaço da literatura na cultura popular maranhense: em cena o Auto do Bumba Meu Boi. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura). Instituição de Ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Penha, Darcilia Dias. A Agricultura, Boi Bumbá e a Festa de Parintinsdar. Teses (Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. Pereira, Francisco da Silva. Bumba, meu boi! (Cultura popular e a política cultural de eventos em Teresina-PI): encontros e desencontros na arena pública da festa. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas). Fundação Universidade Federal do Piauí, Piauí, 2011.
Reis, Elizabeth Filgueiras Marques dos. Um olhar sobre Itaercio Rocha: Africanias, educação e saberes tradicionais. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Rocha, Gisele Lourencato Faleiros da. Reis de Boi em São Mateus (ES): Um olhar etnográfico sobre rituais e devoção. Tese (Doutorado em Artes Visuais). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Rocha, Luana Tereza de Barros Vieira. Viva Bumba, guarnicê meu Boi: Política e Cultura Popular em São Luís do Maranhão nos anos de 1990. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas). Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014.
Santos, Joelina Maria da Silva. As toadas do Bumba-Meu-Boi: Sobre enunciados e enunciações de um gênero discursivo. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2011.
Silva, Cristiane Petersen da. Brincadeira E Jogos A Partir Das Dinâmicas Do Bumba-Meu-Boi Na Escola Antônio Carlos Magalhães No Bairro De Periperi Na Rede Pública De Salvador. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.
Silva, Daniel Walassy Rocha da. O legado de Guriatã: Liderança e trajetória de Humberto Mendes, cantador de Bumba Meu Boi no Maranhão. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Silva, Dulcilandia Belem da. A presença do léxico indígena nas toadas de Boi-Bumbá de Parintins Manaus-AM 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras e Artes). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2015.
Silva, Lourdes Ana Pereira. Melodrama como matriz cultural no processo de constituição de identidades familiares: um estudo de (tele)novela e Bumba-Meu Boi: usos, consumos e recepção. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
Silva, Silvia Sueli Santos da. O boi e a máscara: imaginário, contemporaneidade e espetacularidade nas brincadeiras de boi de São Caetano de Odivelas - Pará. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.
Souza, Paulo Roberto Melo. Mudança e reconstrução cultural das performances cômicas do Bumba-Meu-Boi de Alcântara. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.
Souza, Wilson dos Santos Parem o trânsito que o Boi vai passar: etnografia dos Bois Pintadinhos no município de Macaé – RJ). Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) – Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, 2020.
Toneto, Livia Cristina. Bumba-meu-boi e suas manifestações urbanas: uma análise a partir dos estudos culturais. Dissertação (Mestrado em Estudos Culturais). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.