UNIDOS NUM SÓ CORPO: JESUÍTAS, CONTINUIDADES E RUPTURAS
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v0i6.5944Resumo
O presente artigo tem o objetivo de refletir sobre o legado dos jesuítas à Ilustração. Para tanto, a pesquisa aborda um momento pouco estudado na historiografia da Educação brasileira, que é a permanência dos jesuítas no Brasil pós Reforma Pombalina. A investigação identificou a importância dos jesuítas junto à Coroa portuguesa; analisa o “século das luzes” como inspirador da educação que a Ordem praticava e, seguindo pistas de resistência e permanência da educação inaciana na cidade do Rio de Janeiro, as estratégias e táticas utilizadas pelos religiosos para resistir à expulsão dos jesuítas do território lusitano ornado por Pombal. A pesquisa dialoga, entre outros, com Maxwell (1996), Franco (2006), Foucault (2006) e Certeau (1994). Uso, por corpus documental privilegiado, os acervos do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro e na base de dados Fontes Históricas do Direito Português.
Palavras-chaves: Jesuítas, educação, permanência.
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