O uso de macroinvertebrados aquáticos como ferramenta de educação ambiental em uma escola municipal de Santarém, Pará
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.13123Palavras-chave:
Invertebrados., Meio Ambiente., SensibilizaçãoResumo
Na avaliação de ambientes aquáticos, macroinvertebrados se destacam pela sensibilidade que apresentam aos diversos impactos antrópicos, assim esses organismos funcionam como bioindicadores da qualidade de ecossistemas. Neste sentido um estudo foi feito em um riacho urbano no município de Santarém-PA, onde se realizou coletas dos macroinvertebrados em três pontos desse riacho, em que os resultados mostraram alterações ambientais no ponto mais urbanizado. Esses resultados foram socializados para alunos em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Santarém com aula expositiva, apresentação de vídeos, atividades lúdicas como pinturas de desenhos dos macroinvertebrados, caça-palavras, palavras cruzadas e visualização na lupa estereoscópica dos organismos coletados. Portanto o presente estudo utilizando os macroinvertebrados aquáticos vem ser uma boa forma de trabalhar a educação ambiental e mostra uma ótima aceitação pelos alunos, com isso trabalhos deste tipo vêm dinamizar e ajudar a educação ambiental nas escolas.
Palavras-chave: Invertebrados. Meio Ambiente. Sensibilização
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