Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Autores, títulos, resumos, descritores devem ser inseridos no local 'Inclusão de Metadados' no processo de submissão:
    - Título que identifique o conteúdo em português, inglês e espanhol;
    - Nome completo do(s) autor(es), e-mail .
    - Afiliação: a afiliação de todos os autores é obrigatória no momento da submissão no Passo 3: Inclusão de Metadados. No campo 'Instituição/Afiliação' colocar as seguintes informações, nesta ordem: Instituição ou Universidade por extenso. Cidade, sigla do Estado, País.
    - Resumo informativo em português, inglês e espanhol com até 150 palavras cada;
    - Palavras-chave (Keywords, Palabras clave) constituídas de até quatro termos que identifiquem o assunto do artigo em português, inglês e espanhol, separados por ponto.
  • O Título do artigo deve estar todo em caixa baixa (letras minúsculas), exceto quando houver sigla ou nome próprio. Somente a primeira palavra do título deve começar com letra maiúscula.
  • O artigo está escrito em Português, Francês, Inglês ou Espanhol e possui relação com o campo da Educação Ambiental.
  • Em cada artigo tem, no máximo, três (3) autores; preferencialmente pertencentes a grupos de pesquisas. Exige-se que, pelo menos, um (1) dos autores tenham o título de doutor. O artigo de Redes Internacionais e Interinstitucionais de Pesquisadores (brasileiros e estrangeiros) poderá contemplar, no máximo, cinco (5) autores. Para controle de endogenia, ao publicar um texto na REVISEA, o autor ficará impedido de submeter outro texto a avaliação por um período de dois anos.
  • O autor registrou o número do ORCID (Open Researcher and Contributor ID) no “Perfil” do(s) autor(res) do artigo.
  • A titulação do autor, instituição, cidade da instituição, Estado, país, e-mail, grupo de pesquisa a que pertence e Orcid foram cadastrados no Metadados da Submissão. A ausência dessas informações, gerará arquivamento automático da submissão.
  • O artigo está em consonância com o template da revista.
  • O artigo original (português, espanhol, inglês ou francês), entre 12 e 20 laudas, deve incluir Resumo em português, com até 250 (duzentos e cinquenta) palavras, com indicação de até cinco (5) palavras-chave em cada idioma.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto não está identificado pelo autor, garantindo anonimato no processo de avaliação. As citações de autoria devem ser retiradas do texto, sendo inseridas posteriormente, a aprovação.
  • O texto está com tabulação de parágrafos, espaço simples e fonte 11; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • As figuras e imagens constantes no artigo devem ser de alta resolução, sendo um critério de impedimento de avaliação.
  • Não utilizou _______ para a segunda obra do memso autor.
  • Registrar, nas referências, somente, os autores citados no corpo do texto
  • O não cumprimento dos itens destacados, acarretará a recusa automática da submissão.
  • O texto passou por revisão ortográfica, gramatical e das normas da ABNT?
    Todos os textos submetidos à REVISEA precisam obrigatoriamente declarar e comprovar (VIA DOCUMENTO SUPLEMENTAR OBRIGATÓRIO de Declaração revisão ortográfica e gramatical - METADADOS) que foi submetido à revisão ortográfica, gramatical e de normas da ABNT, por um especialista da área. CASO O ARTIGO SEJA ENCAMINHADO SEM ESSA DECLARAÇÃO A SUBMISSÃO SERÁ REJEITADA.
  • Caso o texto possua fotos, figuras e/ou tabelas, os arquivos originais também deverão ser encaminhados como metadados separadamente. Figuras e fotos em formato .jpeg e tabelas em .xlsx.
  • É necessário preencher todas as informações dos autores e co-autores, principalmente a instituição que pertence, o ORCID e o resumo da biografia.

Diretrizes para Autores

EDITAL DE NORMAS PARA COLABORAÇÃO

A Revista Sergipana de Educação Ambiental aceita para publicação Artigos Acadêmicos-Científicos, Resenhas, Trabalhos de Pesquisas, Divulgação de Entrevista Científica, Conferências e Comunicações, de obras nacionais e internacionais publicadas nos últimos três anos, de autores brasileiros e estrangeiros que tratem: Educação ambiental atendendo a sua principal característica, a interdisciplinaridade, com o diálogo com as áreasdas Ciências Humanas e Sociais, como a História, a Geografia, a Sociologia, a Filosofia, bem como a área das Ciências Naturais, como a Biologia, a Química e áreas afins, resultantes de estudos teóricos, pesquisas e reflexões crítica da temática socioambiental de âmbito nacional e internacional.

Processo e tempo da Avaliação: Os originais submetidos passam por três fases de avaliação. A primeira consiste na triagem realizada pela equipe da revista que examina se o texto segue as normas estipuladas nas “Diretrizes para Autores” bem como o correto preenchimento do Metadados da Submissão – qualquer incoerência nesta etapa já é motivo para o arquivamento do texto submetido. A segunda, uma avaliação preliminar feita pelo Comitê Editorial que visa identificar a adequação do trabalho à linha editorial da revista e seu potencial para publicação. A terceira fase é uma avaliação duplo-cega que avalia a contribuição e a qualidade do artigo para a área do conhecimento. A decisão final volta ao Comitê Editorial.

A Revista Sergipana de Educação Ambiental da UFS, aceita trabalhos resultados de investigação (artigo científico) ou ensaios científicos com foco, preferencialmente, no campo da Educação.

Artigos inéditos podem ser escritos em Português, Francês, Inglês ou Espanhol e precisam necessariamente tem relação com o campo da educação ambiental.

1.Os trabalhos somente poderão ser encaminhados em três idiomas: português, espanhol, francês e inglês. 

2. As notas de fim devem constar no final do texto e antes das referencias.

3 .As referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT.

4. O resumo/resumem/abstract/ deve conter até 250 palavras em espaçamento simples.

5. Os artigos devem ter no mínimo 12 laudas e no máximo 20 laudas, incluindo as referências bibliográficas e as notas de rodapé.

6. O autor deve também fornecer dados relativos à sua formação acadêmica e área de atuação profissional, bem como endereço eletrônico para correspondência com os leitores. Esses dados devem ser cadastrados no Metadados da Submissão;

7. Para as submissões poderão ter no máximo de 03 (três) autores dos quais se exige que, pelo menos, um autor possua título de doutor, e todos com o registro de ORCID (https://orcid.org/);

8. As resenhas devem ser de obras afetas às seguintes temáticas:

- Educação Ambiental;

- Políticas Ambientais;

- Ambientalização do Currículo;

- Meio Ambiente;

- Sustentabilidade

Não deverão ultrapassar o limite de seis páginas, bem como deverão apresentar análise crítica do autor sobre a obra obedecendo às orientações da ABNT NBR 6028:2003.

9.O texto não poderá está identificado pelo autor, garantindo anonimato no processo de avaliação. As citações de autoria devem ser retiradas do texto, sendo inseridas posteriormente, a aprovação.

10. O não cumprimento de totalidade dessas normas acarretará a recusa automática da submissão.

11. A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial ou de pareceristas ad hoc. A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação ambiental de acordo com a característica da interdisciplinaridade mantendo um diálogo com as áreas de conhecimento das: Ciências Humanas e Sociais, como a História, a Geografia, a Sociologia, a Filosofia, bem como a área das Ciências Naturais, como a Biologia, a Química e áreas afins e a linha editorial da Revista. Trilhando os critérios de originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.

12. Os originais devem ser encaminhados à Secretaria da Revista por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER. Orientações     quanto aos    procedimentos    constam    no    site http://www.seer.ufs.br/index.php/revisea/index . Dúvidas e sugestões devem ser enviadas para revisea.se@gmail.com.

13. Os artigos para publicação devem ser enviados em extensão .doc. TEMPLATE REVISEA

14. As colaborações submetidas à Revista Sergipana de Educação Ambiental serão enviadas para dois avaliadores com reconhecida experiência de pesquisa na temática da Educação Ambiental, sendo às CEGAS, pelo método DOUBLE BLIND REVIEW. Dos pareceres emitidos pelos avaliadores constam três opções: 

1)Aceito na íntegra;

2) Aceito com modificações;

3) Rejeitado.

Todavia, em caso de pareceres divergentes sobre um mesmo trabalho, a colaboração submetida é encaminhada para um terceiro e último consultor.

De posse destes pareceres, o Conselho Editorial tem a responsabilidade de decidir sobre a pertinência de publicação da colaboração no periódico.

Os consultores e os membros do Conselho Editorial procedem à análise e a avaliação das colaborações submetidas a partir dos seguintes critérios:
Os consultores e os membros do Conselho Editorial procedem à análise e a avaliação das colaborações submetidas a partir dos seguintes critérios:

a) As colaborações submetidas devem ser afetas a temática que identifica a revista;
b) Refletir a existência de um problema relevante;
b) Significar avanço na reflexão ou na ciência;
c) Ter um posicionamento do autor sobre o tema em questão


15. Todos os direitos autorais dos artigos/resenhas submetidos serão cedidos à Revista Sergipana de Educação Ambiental mediante carta de cessão assinada pelos autores (vide modelo).

OBSERVAÇÃO: O DOCUMENTO RELATIVO À CARTA DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS DEVERÁ SER ANEXADO NA EXTENSÃO.PDF NO MOMENTO DA SUBMISSÃO, NO TÓPICO "OUTROS ARQUIVOS".

Carta de cessão de direitos autorais (MODELO) 
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro (erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Sergipana de Educação Ambiental.
Declaro (amos) ainda que o trabalho seja original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
Local, data,
Assinatura.

16.As Referências devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. Matérias que não contenham as referências bibliográficas ou que as apresentem de forma incorreta não serão consideradas para exame e publicação. 

17. Para publicação da revista há obrigatoriedade de que pelo menos um autor do artigo tenha o título de doutor.

18. Cada artigo poderá ter no máximo 2 co-autores. 

19. Todos os textos submetidos à REVISEA precisam obrigatoriamente declarar e comprovar (VIA DOCUMENTO SUPLEMENTAR OBRIGATÓRIO a Declaração revisão ortográfica e gramatical - METADADOS) que o mesmo foi submetido à revisão ortográfica, gramatical e de normas da ABNT, por um(a) especialista da área. CASO O ARTIGO SEJA ENCAMINHADO SEM ESSA DECLARAÇÃO A SUBMISSÃO SERÁ REJEITADA.

20. Os artigos devem seguir a formatação do template:

TEMPLATE REVISEA

21. A submissão e a publicação de artigos são gratuitas.

22. São as seguintes seções que compõem esse periódico:

Artigos: relatos de pesquisas concluídas, síntese de pesquisa original;
Debates;
Ensaios: revisão teórica, revisão crítica de bibliografia temática ou obra específica;
Entrevistas;
Estudo de caso: análise de conceitos, procedimentos ou estratégias de pesquisa ou intervenção de ferramentas adotadas em trabalhos na área educacional;
Resenhas;
Análise de material didático: exame crítico de produções voltadas para o ensino de conteúdos específicos considerando diferentes áreas e níveis de ensino;
Análise de Imagens: exame crítico de imagens representadas por diversos meios – fotos, filmes, dvd; gravuras etc.;
Relatos de experiência.
Outras seções poderão ser criadas pelos Editores da Revista.

ORIENTAÇÕES PARA A FORMATAÇÃO DOS TEXTOS

1. Os artigos devem ter no mínimo 12 laudas e no máximo 20 laudas, formatados de acordo com o TEMPLATE REVISEA.

2.Utilizar, somente maiúscula na primeira letra do título, demais minúsculas, em negrito.

3.Para ênfase ou destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico. 

4. Separar títulos de seções, nome do autor etc. do texto principal com um duplo Enter.

5. Para as transcrições, com mais de 3 linhas, separadas do texto principal com duplo Enter e introduzidas com recuo de 4 cm a direita. 

6. Para inserção de elementos complementares, como: notas, tabelas, quadros e figuras, utilizar as normas da ABNT e seguir as orientações constantes no manual do autor da Editora UFS, disponível no link: http://editora.ufs.br/uploads/page_attach/path/488/Manual_do_autor_editoraufs.pdf

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, Open Office ou RTF;
  3. O texto foi submetido revisão ortográfica, gramatical e de normas da ABNT.

O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em TEMPLATE REVISEA.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 ISSN Eletrônico: 2359-4993

Artigos

Política padrão de seção

Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: 

Dossiê temático -Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia:  buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra

 
O dossiê proposto tem como objetivo promover articulações entre as Educações Ambiental e Científica nesses tempos tão difíceis de pandemia, em que somos desafiados a pensar outras formas de pensar as relações com o ambiente, com as ciências, com a educação, enfim com toda a realidade em que estamos imersos nesse presente, e ainda tentando aprender com o passado, para esperançar o futuro. Descolonizar corações e mentes! Vivemos num momento paradoxal em que a ciência demozinada até bem pouco tempo, torna-se a salvadora da pátria na pandemia da Covid-19. Ao mesmo tempo vemos cenários do planeta, com baixas taxas de poluição por conta da paralisação da ação humana em vários locais e por força do isolamento. O momento mostra toda a potencialidade de outros modos de estar no mundo e ao mesmo tempo, toda a fragilidade do modo de vida hegemônico até então.  Esse movimento traz como possibilidade a invenção de mudanças, deslocamentos e re(existências).
A ideia de diálogo de saberes, nos permite sonhar com outros mundos possíveis, articulando conhecimentos para além dos científicos, como os ancestrais, promovendo outras medicinas, outras formas de lidar com o planeta e nossa relação com ele. Enfim, a nossa ideia com este dossiê é que possamos expor denúncias e problemas, mas também inventar e reinventar novos anúncios nesse momento tão crítico, trazendo novas possibilidades para se pensar a Educação Ambiental.
 
Profa. Dra. Suzani Cassiani
Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
Universidade Federal de Santa Catarina 
 
Profa. Dra. Patrícia Montanari Giraldi
Departamento de Metodologia de Ensino 
Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
Universidade Federal de Santa Catarina 

Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental

O dossiê Rio,  Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, Associada da Universidade Federal de Sergipe, objetiva reunir resultados de pesquisas realizadas por docentes e mestrandos(as) e/ou mestres da Rede Nacional do PROFCIAMB, com trabalhos científicos desenvolvidos no campo da Educação Ambiental, nas mais diversas realidades do Brasil. Nesse sentido, poderão participar deste dossiê: Universidade Federal de Sergipe (UFS); Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Universidade de São Paulo (USP); Universidade de Brasília (UNB); e Universidade  Estadual de Maringá (UEM).

Comissão organizadora:
Sindiany Suelen Caduda dos Santos
Maria do Socorro Ferreira da Silva
Anézia Maria Fonsêca Barbosa
(Professoras do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino de Ciências Ambientais - Associada da Universidade Federal de Sergipe/UFS)

Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta

O atual contexto histórico global de crise sanitária desencadeada pela pandemia do coronavírus expõe a profunda crise política, econômica, ambiental, ética, e, portanto, civilizatória em que está mergulhada a humanidade. Assim, como forma de se pensar a atual conjuntura e consequentemente, fornecer elementos para se construir um outro tipo de futuro que esteja sintonizado com pautas populares, críticas e humanitárias, o presente dossiê visa apresentar estudos, discussões e reflexões acerca dos saberes e estratégias de resistências construídas nos contextos de luta pela vida e dignidade social ligadas a experiências de educação emancipadora e, sobretudo, comprometidas com a construção de um outro mundo possível.

O dossiê proposto tem como objetivo publicar relatos de experiências, pesquisas, reflexões teóricas e práticas, acerca da educação ambiental como estratégia de resistência, levando em conta práticas educativas emergentes que se desenvolvem nos contextos de lutas pela vida, terra, moradia, ambiente, saúde, alimentação, entre outras. Diante deste trabalho, pretendemos provocar reflexões no campo da educação sobre as suas bases epistemológicas e sobre novas possibilidades pedagógicas emergentes que se desenvolvem no enfrentamento dos desafios contemporâneos e futuros, sobretudo, no âmbito das fronteiras culturais, éticas, ambientais e políticas que naturalmente envolvem os processos de produção de conhecimento.

Organizadores do número temático: Samuel Penteado Urban (UERN), Suzani Cassiani (UFSC), Irlan von Linsingen (UFSC) e Bruno A. P.  Monteiro (UFRJ).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados pelos usuários à REVISEA serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Recolhemos e utilizamos alguns dados pessoais que pertencem a quem utiliza o nosso site. Ao fazê-lo, atuamos como o controlador desses dados e estamos sujeitos ao disposto na Lei Federal nº 13.709 / 2018 ( Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD).

Cuidamos da proteção de seus dados pessoais e, portanto, fornecemos esta Política de Privacidade, que contém informações importantes sobre:

  • quem deve usar nosso site;
  • quais dados coletamos e o que fazemos com eles;
  • seus direitos em relação aos seus dados pessoais; e
  • como entrar em contato conosco.

QUEM DEVE USAR O SITE DA REVISEA?

Nosso site deve ser usado apenas por pessoas com mais de dezoito anos de idade. Portanto, crianças e adolescentes não devem usá-lo.

DADOS QUE COLETAMOS E RAZÕES PARA A COLETA

Nosso site coleta e utiliza alguns dados pessoais de nossos usuários, de acordo com as disposições desta seção.

Dados sensíveis

Não serão recolhidos dados sensíveis dos nossos utilizadores , assim entendidos os definidos nos arts. 11 e seguintes da LGPD. Assim, não haverá nenhuma recolha de dados sobre a origem racial ou étnica, convicções religiosas, opiniões políticas, filiação sindical ou organização de natureza religiosa, filosófica ou política, dados relativos à saúde ou à vida sexual, genética ou dados biométricos, quando ligado a uma pessoa natural.

Cookies

Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente para o seu dispositivo quando você acessa e navega em um site. Eles servem basicamente para identificar dispositivos, atividades e preferências do usuário.

Os cookies não permitem que nenhum arquivo ou informação seja extraído do disco rígido do usuário, tampouco é possível acessar através deles informações pessoais que não sejam do usuário ou da forma como este utiliza os recursos do site .

Cookies do site

Cookies do site são aqueles enviados ao computador ou dispositivo do usuário e administrador exclusivamente pelo site.

As informações coletadas por meio desses cookies são utilizadas para melhorar e personalizar a experiência do usuário, e alguns cookies podem, por exemplo, ser utilizados para lembrar as preferências e escolhas do usuário, bem como para oferecer conteúdo personalizado.

Gerenciamento de cookies

O utilizador poderá opor-se ao registro de cookies através do site se apenas desativar esta opção no seu próprio navegador. Mais informações sobre como fazer isso em alguns dos principais navegadores podem ser acessadas através dos seguintes links:

Internet Explorer:
https://support.microsoft.com/en/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies

Safari:
https://support.apple.com/guide/safari/manage-cookies-and-website-data-sfri11471/mac

Google Chrome:
https://support.google.com/chrome/answer/95647

Mozilla Firefox:
https://support.mozilla.org/en-US/kb/cookies-information-websites-store-on-your-computer

Opera:
https://www.opera.com/help/tutorials/security/privacy/

A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo o seu correto e esperado funcionamento. Outra possível consequência de fazer isso é retirar as preferências do usuário que porventura tenham sido salvas, prejudicando sua experiência.

RECOLHA DE DADOS NÃO EXPRESSAMENTE FORNECIDOS

Eventualmente, outros tipos de dados, não expressamente previstos nesta Política de Privacidade podem ser coletados, desde que fornecidos com o consentimento do usuário, ou ainda que a coleta seja permitida com base em outro fundamento legal previsto em lei.

Em qualquer caso, as atividades de coleta e processamento de dados delas decorrentes serão informadas aos usuários do site.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS COM TERCEIROS

A REVISEA não compartilhas eus dados pessoais com terceiros. Apesar disso, é possível que o façamos para cumprir alguma determinação legal ou regulamentar, ou mesmo para cumprir uma ordem emitida por uma autoridade pública.

POR QUANTO TEMPO SEUS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?

Os dados pessoais recolhidos pela REVISEA são armazenados e utilizados por um período que corresponde ao tempo necessário para atingir os fins listados neste documento e que considera os direitos dos seus titulares, os direitos do controlador do site e as disposições legais ou regulamentares aplicáveis .

Uma vez expirados os prazos para armazenamento de dados pessoais, estes são retirados de nossas bases de dados ou tornados anônimos, exceto nos casos em que haja a possibilidade ou necessidade de armazenamento por determinação legal ou regulamentar.

BASES JURÍDICAS PARA O TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

Cada operação de tratamento de dados pessoais deve ter um fundamento jurídico, que nada mais é do que uma justificativa que o autorize, prevista na Lei Geral da Proteção de Dados Pessoais.

Todas as nossas atividades de processamento de dados pessoais têm uma base legal de suporte, entre as permitidas por lei. Mais informações sobre as bases jurídicas que utilizamos para operações específicas de processamento de dados pessoais podem ser obtidas em nossos canais de contato, informados ao final desta Política.

DIREITOS DOS USUÁRIOS

O usuário da REVISEA tem os seguintes direitos, conferidos pela Lei de Proteção de Dados Pessoais:

  • confirmação da existência de tratamento;
  • acesso aos dados;
  • correção de dados incompletos, imprecisos ou desatualizados;
  • anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados que não estejam em conformidade com as disposições da lei;
  • portabilidade dos dados para outro prestador de serviços ou produtos, mediante pedido expresso, nos termos da regulamentação da autoridade nacional, sujeita a informação comercial e industrial classificada;
  • eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nos casos previstos em lei;
  • informações de entidades públicas e privadas com as quais o controlador compartilhou dados;
  • informações sobre a possibilidade de não consentimento e sobre as consequências da recusa;
  • revogação de consentimento.

É importante notar que, nos termos da LGPD, não existe o direito de apagar dados tratados com base em outros fundamentos legais que não o consentimento, a menos que os dados sejam desnecessários, excessivos ou tratados em não conformidade com a lei.

COMO O TITULAR PODE EXERCER SEUS DIREITOS

Para garantir que o utilizador que pretende exercer os seus direitos seja, de fato, o titular dos dados pessoais objeto do pedido, podemos requerer documentos ou outras informações que possam auxiliar na sua correta identificação, de forma a salvaguardar os nossos direitos e os direitos de terceiros. No entanto, isso só será feito se for absolutamente necessário, e o usuário receberá todas as informações relacionadas.

MEDIDAS DE SEGURANÇA NO PROCESSAMENTO DE DADOS PESSOAIS

Empregamos medidas técnicas e organizacionais para proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e situações que levem à destruição, perda ou alteração desses dados.

As medidas que utilizamos consideram a natureza dos dados, o contexto e a finalidade do tratamento, os riscos que uma eventual violação geraria aos direitos e liberdades do usuário e os padrões atualmente utilizados no mercado por empresas como a nossa.

Dentre as medidas de segurança que adotamos, destacamos as seguintes:

  • armazenamento de senha usando hashes criptográficos;
  • restrições de acesso a bancos de dados;
  • monitoramento do acesso físico aos servidores.

Mesmo que adotemos tudo ao nosso alcance para evitar incidentes de segurança, é possível que haja algum problema motivado exclusivamente por terceiros - como no caso de ataques de hackers ou crackers, ou mesmo no caso de culpa exclusiva do usuário , o que ocorre, por exemplo, quando ele próprio transfere os seus dados a terceiros. Assim, embora sejamos geralmente responsáveis ​​pelos dados pessoais que processamos, estamos isentos de responsabilidade no caso de uma situação excepcional como esta, sobre a qual não temos qualquer controle.

Em qualquer caso de qualquer tipo de incidente de segurança que possa gerar risco ou dano significativo a algum dos usuários da REVISEA, comunicaremos aos afetados e à Autoridade Nacional de Proteção de Dados o ocorrido, de acordo com o disposto na Lei sobre Proteção de Dados Pessoais.

RECLAMAÇÃO A UMA AUTORIDADE SUPERVISORA

Sem prejuízo de quaisquer outros meios de recurso administrativo ou judicial, os titulares de dados pessoais que se sintam de alguma forma lesados ​​podem apresentar uma reclamação à Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

MUDANÇAS NESTA POLÍTICA

A versão atual desta Política de Privacidade foi atualizada pela última vez em 22 de maio de 2023.

Nós nos reservamos o direito de modificar estes regulamentos a qualquer momento, especialmente para adaptá-los a quaisquer alterações feitas em nosso site, seja disponibilizando novos recursos, seja excluindo ou modificando os existentes.

Sempre que houver uma alteração, nossos usuários serão notificados sobre ela.

COMO ENTRAR EM CONTATO COM A REVISEA?

Para esclarecer quaisquer dúvidas em relação a esta Política de Privacidade ou aos dados pessoais que processamos, entre em contato com nosso Diretor de Proteção de Dados Pessoais, através de qualquer um dos canais abaixo mencionados:

REVISEA: Revista Sergipana de Educação Ambiental

Email: revisea.se@gmail.com

Av. Marechal Rondon, S/N, Cidade Universitária José Aloísio de Campos

Prédio da Didátiva I, Sala Verde, São Cristovão/Sergipe, Brasil Cep: 49.100-000

Tel: (79) 3194-6422

Fonte: adaptado da RDBCI