Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

EDITAL DE NORMAS PARA COLABORAÇÃO

A Revista Sergipana de Educação Ambiental aceita para publicação Artigos Acadêmicos-Científicos, Resenhas, Trabalhos de Pesquisas, Divulgação de Entrevista Científica, Conferências e Comunicações, de obras nacionais e internacionais publicadas nos últimos três anos, de autores brasileiros e estrangeiros que tratem: Educação ambiental atendendo a sua principal característica, a interdisciplinaridade, com o diálogo com as áreasdas Ciências Humanas e Sociais, como a História, a Geografia, a Sociologia, a Filosofia, bem como a área das Ciências Naturais, como a Biologia, a Química e áreas afins, resultantes de estudos teóricos, pesquisas e reflexões crítica da temática socioambiental de âmbito nacional e internacional.

Processo e tempo da Avaliação: Os originais submetidos passam por três fases de avaliação. A primeira consiste na triagem realizada pela equipe da revista que examina se o texto segue as normas estipuladas nas “Diretrizes para Autores” bem como o correto preenchimento do Metadados da Submissão – qualquer incoerência nesta etapa já é motivo para o arquivamento do texto submetido. A segunda, uma avaliação preliminar feita pelo Comitê Editorial que visa identificar a adequação do trabalho à linha editorial da revista e seu potencial para publicação. A terceira fase é uma avaliação duplo-cega que avalia a contribuição e a qualidade do artigo para a área do conhecimento. A decisão final volta ao Comitê Editorial.

A Revista Sergipana de Educação Ambiental da UFS, aceita trabalhos resultados de investigação (artigo científico) ou ensaios científicos com foco, preferencialmente, no campo da Educação.

Artigos inéditos podem ser escritos em Português, Francês, Inglês ou Espanhol e precisam necessariamente tem relação com o campo da educação ambiental.

1.Os trabalhos somente poderão ser encaminhados em três idiomas: português, espanhol, francês e inglês. 

2. As notas de fim devem constar no final do texto e antes das referencias.

3 .As referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT.

4. O resumo/resumem/abstract/ deve conter até 250 palavras em espaçamento simples.

5. Os artigos devem ter no mínimo 12 laudas e no máximo 20 laudas, incluindo as referências bibliográficas e as notas de rodapé.

6. O autor deve também fornecer dados relativos à sua formação acadêmica e área de atuação profissional, bem como endereço eletrônico para correspondência com os leitores. Esses dados devem ser cadastrados no Metadados da Submissão;

7. Para as submissões poderão ter no máximo de 03 (três) autores dos quais se exige que, pelo menos, um autor possua título de doutor, e todos com o registro de ORCID (https://orcid.org/);

8. As resenhas devem ser de obras afetas às seguintes temáticas:

- Educação Ambiental;

- Políticas Ambientais;

- Ambientalização do Currículo;

- Meio Ambiente;

- Sustentabilidade

Não deverão ultrapassar o limite de seis páginas, bem como deverão apresentar análise crítica do autor sobre a obra obedecendo às orientações da ABNT NBR 6028:2003.

9.O texto não poderá está identificado pelo autor, garantindo anonimato no processo de avaliação. As citações de autoria devem ser retiradas do texto, sendo inseridas posteriormente, a aprovação.

10. O não cumprimento de totalidade dessas normas acarretará a recusa automática da submissão.

11. A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial ou de pareceristas ad hoc. A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação ambiental de acordo com a característica da interdisciplinaridade mantendo um diálogo com as áreas de conhecimento das: Ciências Humanas e Sociais, como a História, a Geografia, a Sociologia, a Filosofia, bem como a área das Ciências Naturais, como a Biologia, a Química e áreas afins e a linha editorial da Revista. Trilhando os critérios de originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.

12. Os originais devem ser encaminhados à Secretaria da Revista por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER. Orientações     quanto aos    procedimentos    constam    no    site http://www.seer.ufs.br/index.php/revisea/index . Dúvidas e sugestões devem ser enviadas para revisea.se@gmail.com.

13. Os artigos para publicação devem ser enviados em extensão .doc. TEMPLATE REVISEA

14. As colaborações submetidas à Revista Sergipana de Educação Ambiental serão enviadas para dois avaliadores com reconhecida experiência de pesquisa na temática da Educação Ambiental, sendo às CEGAS, pelo método DOUBLE BLIND REVIEW. Dos pareceres emitidos pelos avaliadores constam três opções: 

1)Aceito na íntegra;

2) Aceito com modificações;

3) Rejeitado.

Todavia, em caso de pareceres divergentes sobre um mesmo trabalho, a colaboração submetida é encaminhada para um terceiro e último consultor.

De posse destes pareceres, o Conselho Editorial tem a responsabilidade de decidir sobre a pertinência de publicação da colaboração no periódico.

Os consultores e os membros do Conselho Editorial procedem à análise e a avaliação das colaborações submetidas a partir dos seguintes critérios:
Os consultores e os membros do Conselho Editorial procedem à análise e a avaliação das colaborações submetidas a partir dos seguintes critérios:

a) As colaborações submetidas devem ser afetas a temática que identifica a revista;
b) Refletir a existência de um problema relevante;
b) Significar avanço na reflexão ou na ciência;
c) Ter um posicionamento do autor sobre o tema em questão


15. Todos os direitos autorais dos artigos/resenhas submetidos serão cedidos à Revista Sergipana de Educação Ambiental mediante carta de cessão assinada pelos autores (vide modelo).

OBSERVAÇÃO: O DOCUMENTO RELATIVO À CARTA DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS DEVERÁ SER ANEXADO NA EXTENSÃO.PDF NO MOMENTO DA SUBMISSÃO, NO TÓPICO "OUTROS ARQUIVOS".

Carta de cessão de direitos autorais (MODELO) 
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro (erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Sergipana de Educação Ambiental.
Declaro (amos) ainda que o trabalho seja original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
Local, data,
Assinatura.

16.As Referências devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. Matérias que não contenham as referências bibliográficas ou que as apresentem de forma incorreta não serão consideradas para exame e publicação. 

17. Para publicação da revista há obrigatoriedade de que pelo menos um autor do artigo tenha o título de doutor.

18. Cada artigo poderá ter no máximo 2 co-autores. 

19. Todos os textos submetidos à REVISEA precisam obrigatoriamente declarar e comprovar (VIA DOCUMENTO SUPLEMENTAR OBRIGATÓRIO a Declaração revisão ortográfica e gramatical - METADADOS) que o mesmo foi submetido à revisão ortográfica, gramatical e de normas da ABNT, por um(a) especialista da área. CASO O ARTIGO SEJA ENCAMINHADO SEM ESSA DECLARAÇÃO A SUBMISSÃO SERÁ REJEITADA.

20. Os artigos devem seguir a formatação do template:

TEMPLATE REVISEA

21. A submissão e a publicação de artigos são gratuitas.

22. São as seguintes seções que compõem esse periódico:

Artigos: relatos de pesquisas concluídas, síntese de pesquisa original;
Debates;
Ensaios: revisão teórica, revisão crítica de bibliografia temática ou obra específica;
Entrevistas;
Estudo de caso: análise de conceitos, procedimentos ou estratégias de pesquisa ou intervenção de ferramentas adotadas em trabalhos na área educacional;
Resenhas;
Análise de material didático: exame crítico de produções voltadas para o ensino de conteúdos específicos considerando diferentes áreas e níveis de ensino;
Análise de Imagens: exame crítico de imagens representadas por diversos meios – fotos, filmes, dvd; gravuras etc.;
Relatos de experiência.
Outras seções poderão ser criadas pelos Editores da Revista.

ORIENTAÇÕES PARA A FORMATAÇÃO DOS TEXTOS

1. Os artigos devem ter no mínimo 12 laudas e no máximo 20 laudas, formatados de acordo com o TEMPLATE REVISEA.

2.Utilizar, somente maiúscula na primeira letra do título, demais minúsculas, em negrito.

3.Para ênfase ou destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico. 

4. Separar títulos de seções, nome do autor etc. do texto principal com um duplo Enter.

5. Para as transcrições, com mais de 3 linhas, separadas do texto principal com duplo Enter e introduzidas com recuo de 4 cm a direita. 

6. Para inserção de elementos complementares, como: notas, tabelas, quadros e figuras, utilizar as normas da ABNT e seguir as orientações constantes no manual do autor da Editora UFS, disponível no link: http://editora.ufs.br/uploads/page_attach/path/488/Manual_do_autor_editoraufs.pdf

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, Open Office ou RTF;
  3. O texto foi submetido revisão ortográfica, gramatical e de normas da ABNT.

O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em TEMPLATE REVISEA.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 ISSN Eletrônico: 2359-4993

Artigos

Política padrão de seção

Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: 

Dossiê temático -Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia:  buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra

 
O dossiê proposto tem como objetivo promover articulações entre as Educações Ambiental e Científica nesses tempos tão difíceis de pandemia, em que somos desafiados a pensar outras formas de pensar as relações com o ambiente, com as ciências, com a educação, enfim com toda a realidade em que estamos imersos nesse presente, e ainda tentando aprender com o passado, para esperançar o futuro. Descolonizar corações e mentes! Vivemos num momento paradoxal em que a ciência demozinada até bem pouco tempo, torna-se a salvadora da pátria na pandemia da Covid-19. Ao mesmo tempo vemos cenários do planeta, com baixas taxas de poluição por conta da paralisação da ação humana em vários locais e por força do isolamento. O momento mostra toda a potencialidade de outros modos de estar no mundo e ao mesmo tempo, toda a fragilidade do modo de vida hegemônico até então.  Esse movimento traz como possibilidade a invenção de mudanças, deslocamentos e re(existências).
A ideia de diálogo de saberes, nos permite sonhar com outros mundos possíveis, articulando conhecimentos para além dos científicos, como os ancestrais, promovendo outras medicinas, outras formas de lidar com o planeta e nossa relação com ele. Enfim, a nossa ideia com este dossiê é que possamos expor denúncias e problemas, mas também inventar e reinventar novos anúncios nesse momento tão crítico, trazendo novas possibilidades para se pensar a Educação Ambiental.
 
Profa. Dra. Suzani Cassiani
Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
Universidade Federal de Santa Catarina 
 
Profa. Dra. Patrícia Montanari Giraldi
Departamento de Metodologia de Ensino 
Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
Universidade Federal de Santa Catarina 

Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental

O dossiê Rio,  Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, Associada da Universidade Federal de Sergipe, objetiva reunir resultados de pesquisas realizadas por docentes e mestrandos(as) e/ou mestres da Rede Nacional do PROFCIAMB, com trabalhos científicos desenvolvidos no campo da Educação Ambiental, nas mais diversas realidades do Brasil. Nesse sentido, poderão participar deste dossiê: Universidade Federal de Sergipe (UFS); Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Universidade de São Paulo (USP); Universidade de Brasília (UNB); e Universidade  Estadual de Maringá (UEM).

Comissão organizadora:
Sindiany Suelen Caduda dos Santos
Maria do Socorro Ferreira da Silva
Anézia Maria Fonsêca Barbosa
(Professoras do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino de Ciências Ambientais - Associada da Universidade Federal de Sergipe/UFS)

Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta

O atual contexto histórico global de crise sanitária desencadeada pela pandemia do coronavírus expõe a profunda crise política, econômica, ambiental, ética, e, portanto, civilizatória em que está mergulhada a humanidade. Assim, como forma de se pensar a atual conjuntura e consequentemente, fornecer elementos para se construir um outro tipo de futuro que esteja sintonizado com pautas populares, críticas e humanitárias, o presente dossiê visa apresentar estudos, discussões e reflexões acerca dos saberes e estratégias de resistências construídas nos contextos de luta pela vida e dignidade social ligadas a experiências de educação emancipadora e, sobretudo, comprometidas com a construção de um outro mundo possível.

O dossiê proposto tem como objetivo publicar relatos de experiências, pesquisas, reflexões teóricas e práticas, acerca da educação ambiental como estratégia de resistência, levando em conta práticas educativas emergentes que se desenvolvem nos contextos de lutas pela vida, terra, moradia, ambiente, saúde, alimentação, entre outras. Diante deste trabalho, pretendemos provocar reflexões no campo da educação sobre as suas bases epistemológicas e sobre novas possibilidades pedagógicas emergentes que se desenvolvem no enfrentamento dos desafios contemporâneos e futuros, sobretudo, no âmbito das fronteiras culturais, éticas, ambientais e políticas que naturalmente envolvem os processos de produção de conhecimento.

Organizadores do número temático: Samuel Penteado Urban (UERN), Suzani Cassiani (UFSC), Irlan von Linsingen (UFSC) e Bruno A. P.  Monteiro (UFRJ).

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.