Envíos
Lista de comprobación para la preparación de envíos
Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.- El envío no ha sido publicado previamente ni se ha sometido a consideración por ninguna otra revista (o se ha proporcionado una explicación al respecto en los Comentarios al editor/a).
- El archivo de envío está en formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF o WordPerfect.
- Siempre que sea posible, se proporcionan direcciones URL para las referencias.
- El texto tiene interlineado sencillo; 12 puntos de tamaño de fuente; se utiliza cursiva en lugar de subrayado (excepto en las direcciones URL); y todas las ilustraciones, figuras y tablas se encuentran colocadas en los lugares del texto apropiados, en vez de al final.
- El texto se adhiere a los requisitos estilísticos y bibliográficos resumidos en las Directrices del autor/a, que aparecen en Acerca de la revista.
Artigos
Política padrão de seçãoDiálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia:
Dossiê temático -Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra
Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental
O dossiê Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, Associada da Universidade Federal de Sergipe, objetiva reunir resultados de pesquisas realizadas por docentes e mestrandos(as) e/ou mestres da Rede Nacional do PROFCIAMB, com trabalhos científicos desenvolvidos no campo da Educação Ambiental, nas mais diversas realidades do Brasil. Nesse sentido, poderão participar deste dossiê: Universidade Federal de Sergipe (UFS); Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Universidade de São Paulo (USP); Universidade de Brasília (UNB); e Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Comissão organizadora:
Sindiany Suelen Caduda dos Santos
Maria do Socorro Ferreira da Silva
Anézia Maria Fonsêca Barbosa
(Professoras do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino de Ciências Ambientais - Associada da Universidade Federal de Sergipe/UFS)
Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta
O atual contexto histórico global de crise sanitária desencadeada pela pandemia do coronavírus expõe a profunda crise política, econômica, ambiental, ética, e, portanto, civilizatória em que está mergulhada a humanidade. Assim, como forma de se pensar a atual conjuntura e consequentemente, fornecer elementos para se construir um outro tipo de futuro que esteja sintonizado com pautas populares, críticas e humanitárias, o presente dossiê visa apresentar estudos, discussões e reflexões acerca dos saberes e estratégias de resistências construídas nos contextos de luta pela vida e dignidade social ligadas a experiências de educação emancipadora e, sobretudo, comprometidas com a construção de um outro mundo possível.
O dossiê proposto tem como objetivo publicar relatos de experiências, pesquisas, reflexões teóricas e práticas, acerca da educação ambiental como estratégia de resistência, levando em conta práticas educativas emergentes que se desenvolvem nos contextos de lutas pela vida, terra, moradia, ambiente, saúde, alimentação, entre outras. Diante deste trabalho, pretendemos provocar reflexões no campo da educação sobre as suas bases epistemológicas e sobre novas possibilidades pedagógicas emergentes que se desenvolvem no enfrentamento dos desafios contemporâneos e futuros, sobretudo, no âmbito das fronteiras culturais, éticas, ambientais e políticas que naturalmente envolvem os processos de produção de conhecimento.
Organizadores do número temático: Samuel Penteado Urban (UERN), Suzani Cassiani (UFSC), Irlan von Linsingen (UFSC) e Bruno A. P. Monteiro (UFRJ).
Aviso de derechos de autor/a
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Declaración de privacidad
Los nombres y las direcciones de correo electrónico introducidos en esta revista se usarán exclusivamente para los fines establecidos en ella y no se proporcionarán a terceros o para su uso con otros fines.