Investigando o perfil e elementos motivacionais de plantadores de árvores em suas práticas de protagonismo ambiental
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.13580Palavras-chave:
Arborização. Motivação. Protagonimo ambiental.Resumo
O presente artigo origina-se de pesquisa que teve por objetivo investigar práticas de protagonismo ambiental relacionadas à arborização. Dessa forma, procurou-se investigar as motivações envolvidas em práticas de arborização promovidas por atores sociais em diferentes espaços. Foram utilizadas a etnografia de rede social e histórias orais, sendo os critérios de análise emersos desse processo. Os atores sociais foram identificados por meio de reportagens da grande mídia, em uma comunidade no Facebook, denominada “Plantadores de Árvores”, e também por meio de indicações, sendo selecionados para entrevistas plantadores residentes em pequena, média e grande mancha urbana. Há indícios, de acordo com os principais resultados, que haja relação entre a motivação central dos plantadores e sua causa de plantar com a temática do pertencimento e que o entendimento das relações entre saberes e fazeres parece ser importante neste processo. Tais apontamentos sinalizam que a pluralidade de saberes, fazeres, culturas e ópticas estão presentes, abrindo espaço para discussão sobre uma racionalidade ambiental envolvida.
Downloads
Referências
FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
GARNICA, A. V. M. ¿Cómo se puede implementar la historia oral en lá educación matemática? Revista Educación y Pedagogía, v. 23, n. 59, p. 67-83, 2011.
LEFF, E. Ecologia, capital e cultura: a territorialização da racionalidade ambiental. Petrópolis: Editora Vozes, 2009a.
LEFF, E. Complexidade, racionalidade ambiental e diálogo de saberes. Educação & realidade, v. 34, n. 3, p. 17-24, 2009b.
LEFF, E. Discursos sustentáveis. São Paulo: Cortez, 2010a.
LEFF, E. Pensar a complexidade ambiental. In: LEFF, E (Coor.). A complexidade ambiental. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010b.
LEFF, E. Complexidade, interdisciplinaridade e saber ambiental. Revista Olhar de Professor, v. 2, n. 14, p. 309-335, 2011.
LEFF, E. Saber Ambiental: sustentabilidade racionalidade, complexidade, poder. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).