Educação Ambiental Desde El Sur

A perspectiva da Terrexistência como Política e Poética Descolonial

Autores

  • Luiz Rufino UERJ-FEBF
  • Daniel Renaud Camargo UFRJ-EICOS
  • Celso Sánchez Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v7iEspecial.14520

Palavras-chave:

Descolonização, Educação Ambiental, Encantamento

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões teóricas para pensar a educação ambiental a partir de uma perspectiva biocósmica, tendo como bases o caminho das pedagogias de encruzilhadas e uma discussão crítica sobre o desenvolvimento sustentável, para aportar em uma educação ambiental contextualizada às realidades do Sul global. Introduzimos a ideia da terrexistência como um imperativo para o re-encantamento da educação ambiental e, consequentemente, a produção de uma vertente Desde El Sur. Defendemos, portanto, a possibilidade do re-encantamento como política da vida, para a produção de abordagens capazes de enfrentar a batalha da descolonização das propostas de educação ambiental.

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Biografia do Autor

Luiz Rufino, UERJ-FEBF

Professor da FEBF (Faculdade de Educação da Baixada Fluminense) da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e do PPGECC (Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas)

Daniel Renaud Camargo, UFRJ-EICOS

Doutorando do programa de pós graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EICOS-UFRJ), mestre em Educação, Cientista Ambiental e artista plástico. Atua há quase uma década junto a comunidades do Vale do Jequitinhonha.

Celso Sánchez, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Poeta biólogo mestre em psicossociologia de comunidades e ecologia social , doutor em educação. Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO , coordenador do grupo de Estudos em Educação Ambiental desde El Sur GEASur

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Publicado

29.10.2020

Como Citar

Rufino, L. R., Renaud Camargo, D. ., & Sánchez, C. . (2020). Educação Ambiental Desde El Sur: A perspectiva da Terrexistência como Política e Poética Descolonial. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 7(Especial), 1–11. https://doi.org/10.47401/revisea.v7iEspecial.14520