Ações envolvendo a educação ambiental nas Cátedras, Centro e Instituto Paulo Freire do Brasil
analisando Paulo Freire nesses espaços formativos
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v7i2.14638Palavras-chave:
Educação Ambiental. Paulo Freire. Espaços formativos.Resumo
As Cátedras, Centro e Instituto Paulo Freire tornam-se espaços de programas, pesquisas, reuniões de grupos de pesquisa, cursos, eventos, fomentos de políticas públicas sociais, educativas e econômicas para contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta, sobre a não dicotomia homem-natureza, educação-sociedade, teoria-prática, formador-educando. Este estudo objetiva analisar a influência do pensamento de Paulo Freire nas ações desenvolvidas pelas Cátedras, Centro e Instituto Paulo Freire do Brasil envolvendo a Educação Ambiental. De abordagem qualitativa e método descritivo, os dados da pesquisa foram coletados nos respectivos sites disponíveis desses espaços. Os resultados apontaram que esses espaços formativos desempenham importante papel na formação de uma identidade socioambiental sustentável, pois proporcionam aos atores envolvidos a reflexão sobre o verdadeiro diálogo, pensamento crítico-humanizado e emancipatório, graças à troca entre cátedra-universidade-escola-sociedade.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Monica Lopes Folena. A educação ambiental crítico-humanizadora na formação de professores de biologia. Recife, Ed. UFPE, 2015.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Trad.: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. 1ª ed. - São Paulo: Edições 70, 2011.
DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Apresentação de Ana Maria Araújo Freire. São Paulo, Ed. UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 11ª ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Trad. Lilian Lopes Martin. 36ª ed. rev. e atual, São Paulo: Paz e Terra, 2014a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 23ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 42ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
GADOTTI, Moacir. Educar para Sustentabilidade: uma contribuição à década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Ed. L, 2008.
INTITUTO PAULO FREIRE. O que fazemos. Disponível em: < https://www.paulofreire.org/o-que-fazemos >. Acesso: 10.Fev.2019.
LEFF, Enrique. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Trad. Lúcia Mathilde Endlich Orth. 6ª ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2008.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetórias e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.
MARIOTTI, Humberto. Complexidade e Sustentabilidade: o que se pode e o que não se pode fazer. São Paulo: Atlas, 2013.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Eliane Lisboa. 3ª ed. Porto Alegra: Sulina, 2007.
MORIN, Edgar. La tête bien faite. Paris: Seuil, 1999.
NASCIMENTO, Lizandra Andrade; GHIGGI, Gomercindo. Pedagogia do mundo: afirmando o compromisso com a preservação e a renovação do mundo – diálogos com Freire e Arendt. Anais do IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. Disponível em: <http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Filosofia_da_Educacao/Trabalho/02_08_12_1746-7569-1-PB.pdf >. Acesso em: 14.Fev.2019
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno De; SANTOS, Tânia Regina Lobato Dos. Paulo Freire na América Latina e nos Estados Unidos: Cátedras e Grupos de pesquisa. Revista Educação em Questão, Natal, v. 56, n. 48, p. 106-139, abr./jun. 2018. Disponível em:< https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/15177/10023>. Acesso em: 20.Jan.2019
SAUL, Ana Maria. A Cátedra Paulo Freire da PUC/SP. Revista E-Curriculum, v. 1, n. 2, p. 1-16, jun. 2006. Disponível em:< https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/3129/2067>. Acesso em: 18.Out.2018
SAUL, Ana Maria. Ensinando e Pesquisando na Cátedra Paulo Freire da PUC/SP. Anais do XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE), UNICAMP, Campinas, p. 6720-28, 2012.
SORRENTINO, Marcos; MENDONÇA, Rachel Traiber Patrícia; FERRARO JUNIOR, Luiz Antonio. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 285-299, maio/ago. 2005. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n2/a10v31n2.pdf>. Acesso em: 15.Jan.2019
SOUZA, Karoline Mirella Soares De; ARAÚJO, Monica Folena Lopes. A Educação Ambiental crítico-humanizadora na formação inicial de professores de Biologia em instituições particulares de Educação Superior da região Metropolitana do Recife. In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; MOREIRA, Cirdes Nunes. (Orgs.). Ensino de Ciências e Biologia: reflexões em torno da formação de professores, da prática docente e da educação ambiental. Recife: EDUFRPE, 2018, p.119-143.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).