Ações envolvendo a educação ambiental nas Cátedras, Centro e Instituto Paulo Freire do Brasil

analisando Paulo Freire nesses espaços formativos

Autores

  • ALEXSANDRO ALBERTO DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
  • MONICA LOPES FOLENA ARAÚJO Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v7i2.14638

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Paulo Freire. Espaços formativos.

Resumo

As Cátedras, Centro e Instituto Paulo Freire tornam-se espaços de programas, pesquisas, reuniões de grupos de pesquisa, cursos, eventos, fomentos de políticas públicas sociais, educativas e econômicas para contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta, sobre a não dicotomia homem-natureza, educação-sociedade, teoria-prática, formador-educando. Este estudo objetiva analisar a influência do pensamento de Paulo Freire nas ações desenvolvidas pelas Cátedras, Centro e Instituto Paulo Freire do Brasil envolvendo a Educação Ambiental. De abordagem qualitativa e método descritivo, os dados da pesquisa foram coletados nos respectivos sites disponíveis desses espaços. Os resultados apontaram que esses espaços formativos desempenham importante papel na formação de uma identidade socioambiental sustentável, pois proporcionam aos atores envolvidos a reflexão sobre o verdadeiro diálogo, pensamento crítico-humanizado e emancipatório, graças à troca entre cátedra-universidade-escola-sociedade.

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Biografia do Autor

ALEXSANDRO ALBERTO DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Professor Transformador 2020 pelo Bett Educar; Ganhador do Prêmio de Destaque Regional e Nacional de melhor Plano de Inovação Educativa pelo Desafio Inova Escola como Coordenador da Equipe Bastião Atômico e do Projeto submetido ao Programa Alavanca 2019 como Criador, Presidente e Coordenador do Clube das Ciências Conectados com as Ciências. Professor da Educação Básica dos Anos Finais do Ensino Fundamental pela Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes/PE e da Educação de Jovens e Adultos pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela UFRPE; especialista em Filosofia e História da Ciência (2015) pela AVM Faculdade Integrada, em Ontologia e Epistemologia (2020) e Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Unyleya; e, em Ensino de Ciências - Ciência 10 pelo IFPE; Licenciando em Ciências Biológicas e Licenciado em Química pela UFRPE (2013). 

MONICA LOPES FOLENA ARAÚJO, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008), doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Atualmente é professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco onde atua no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (mestrado e doutorado) e no Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial. Coordena o Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO) e a Cátedra Paulo Freire - Educação para a Sustentabilidade da UFRPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação ambiental

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Publicado

12.12.2020

Como Citar

SILVA, A. A. D., & ARAÚJO, M. L. F. (2020). Ações envolvendo a educação ambiental nas Cátedras, Centro e Instituto Paulo Freire do Brasil: analisando Paulo Freire nesses espaços formativos. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 7(2), 1–13. https://doi.org/10.47401/revisea.v7i2.14638