Percepção ambiental/afetividade de alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR/UFRR):

caminhos didáticos visando a Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.17260

Palavras-chave:

Percepção ambiental, Educação ambiental, Educação do campo

Resumo

Esta pesquisa desenvolvida com alunos ingressantes no vestibular de 2019 (calouros) no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) na disciplina Tópicos em Agricultura 1, para as habilitações Ciências Sociais e Humanas/CHS e Ciências da Natureza e Matemática/CNM. O trabalho busca a compreensão da percepção de alunos quanto ao local onde vivem e trabalham e a partir do estudo da afetividade tendo como foco questões ambientais como água e resíduos, balizar a estruturação do curso quanto a temática da educação ambiental e agroecologia. A pesquisa é dividida em 3 fases: 1) de levantamento do perfil social (uso de questões semiestruturadas; 2) desenhos/mapas mentais (topofilia) e, 3) de intervenção didática a partir dos resultados obtidos (fase em andamento).

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Biografia do Autor

Paulo Sérgio Maroti, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos; Especialista em Zoologia; Mestre em Ecologia e Doutor em Ciências; Pós-Doutorado em Ensino de Ecologia e Educação Ambiental. Professor Associado I da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e do PPG-Geografia/UFRR e do PPG Profissional Profágua.

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Publicado

27.06.2022

Como Citar

Paulo Sérgio Maroti. (2022). Percepção ambiental/afetividade de alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR/UFRR): : caminhos didáticos visando a Educação Ambiental. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 8(2), 1–19. https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.17260