Etnomatemática e Educação Ambiental no Ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.17623Palavras-chave:
Educação Ambiental Crítica, Ensino de Matemática, EtnomatemáticaResumo
O presente estudo tem como objetivo discutir a viabilidade do ensino de Matemática do curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe (IFS), a partir da Etnomatemática, na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, subsidiada pela proposta pedagógica de Paulo Freire. Para isso, lançamos mão dessa pesquisa de cunho qualitativo, na qual apresentamos uma proposta pedagógica de ensino de matemática a partir da Etnomatemática, sob a visão da Educação Ambiental Crítica com o intuito de discutir sobre novas possibilidades metodológicas do ensino de Matemática, opção que se fundamenta a partir da proposta pedagógica de Paulo Freire. Os resultados nos levam a entender que devemos trabalhar a Etnomatemática na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, uma vez que esta propicia uma prática pedagógica problematizadora, a partir do diálogo com os educandos.
Downloads
Referências
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. (23ª reimpressão)
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREITAS, E. Crescimento da população mundial. [S.l.: s.n.], 2013. Disponível em: www.mundoeducacao.com/geografia/crescimento-populacao-mundial.htm. Acesso em: nov. 2013.
ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 3. ed. Campinas: Pontes Editores, 2008.
SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).