Reflexões sobre a educação ambiental em tempos de barbárie
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.17624Palavras-chave:
Crise Estrtutural do Capital, Educação Ambiental Crítica, Questão AmbientalResumo
Este artigo se debruça sobre a reflexão acerca do cenário da formação social brasileira após a década de 1970, quando se inicia a crise estrutural do capital e se observam os impactos de tal crise na formação da questão ambiental no território do país. Para tanto, são trazidos apontamentos sobre as formas de produção e formação econômica e, por conseguinte, a urgência de uma educação ambiental crítica capaz de enxergar a questão ambiental em suas estruturas e em sua totalidade. O estudo tem abordagem qualitativa e natureza bibliográfica sendo fundamentado a partir da literatura especializada que abarca o campo da educação ambiental no Brasil, da formação social brasileira e do desenvolvimento das forças produtivas e das relações sociais capitalistas. As considerações finais indicam que há uma necessidade de abordar e desenvolver a educação ambiental na sociedade em sua perspectiva emancipatória e concatenada aos interesses das lutas sociais.
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