A dimensão ambiental no contexto da educação de jovens e adultos: o que pensam os docentes?
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v2i1.4449Resumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa1 queteve como objetivo compreender as concepções sobre a dimensão
ambiental que orientam as práticas de docentes que atuam
na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública de
Sergipe. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como principal
instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada.
A partir das análises feitas, pode-se identificar que, apesar
de os docentes reconhecerem e buscarem inserir a dimensão
ambiental na EJA, este processo perpassa, ainda, pela superação
de diversas questões de ordem política, institucional, ideológica
e epistemológica, incluindo não somente uma formação
socioambiental adequada para os professores e professoras, mas
também a necessidade de se repensar a EJA, buscando ressignificá-
la a partir das especificidades dos seus sujeitos.
Palavras-chave: Dimensão ambiental na educação, práticas pedagógicas,
concepções de docentes.
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