A Etnobiologia utilizada como ferramenta para a prática da Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v3i1.8819Palavras-chave:
.Resumo
A etnobiologia busca registrar o conhecimento do homem acerca
do ambiente e a forma como manipula os recursos da biota na
qual ele se encontra. Neste contexto, a biodiversidade pertence
tanto ao domínio do natural quanto do cultural, mas é a cultura,
como constructo humano, que permite às populações tradicionais
entendê-la, representá-la mentalmente, manuseá-la, retirar
suas espécies e colocar outras, enriquecendo-a, com frequência.
O objetivo do trabalho foi registrar a percepção, o cuidado
e a sensibilidade dos moradores quanto às ações antrópicas e
alterações ambientais. O estudo foi realizado em duas localidades
no interior da Bahia, Povoado de Porto Alegre integrado ao
município de Maracás, região sudoeste da Bahia e Pedra Branca
integrada ao município de Santa Teresinha, região do recôncavo
Baiano. Os dados foram obtidos no período de setembro/2006 a Julho/2008 e de Janeiro a dezembro de 2011. Foram entrevistados 29 mulheres e 25 homens, cujas idades variaram de 7 a 84 anos. A percepção dos entrevistados quanto às questões ambientais, mudanças climáticas e os impactos causados pelo homem e a preocupação em manter o equilíbrio natural são características relevantes presentes nas entrevistas. Alguns demonstraram sensibilidade quanto à questão do desmatamento e quanto às agressões aos animais, afirmando que se preocupam em passar essas informações aos seus filhos e netos. Os moradores são sensíveis às questões ambientais além de perceberem as mudanças climáticas. Eles se preocupam com o desmatamento, em manter os recursos naturais e ensinam para seus descendentes a maneira correta de manejo dos recursos naturais. Essas informações fornecem subsídios para a implantação de gerenciamento ambiental e conservação das espécies contextualizada numa realidade social local. Registrou-se a percepção dos impactos antrópicos e as consequências na natureza. Todos se mostraram muito preocupados com a diminuição da quantidade de água nos rios e com a redução da biodiversidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).