Águas de pertencimento:

um estudo sobre percepção e prática de educação ambiental

Autores

  • Rejane Santos Oliveira
  • Maria Ivanilde Meneses

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v4i1.9361

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Percepção Ambiental. Mapas Mentais

Resumo

Esse artigo versa sobre a importância do estudo
da percepção ambiental para efetiva prática
da Educação Ambiental. O objetivo principal da
pesquisa foi analisar a percepção que os alunos
têm em relação ao problema da poluição dos
rios e da constante falta de água no município
de São Cristóvão. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa através da observação participante
e interpretação dos desenhos produzidos
pelas crianças com base em categorias
relacionadas à percepção ambiental. Através
da análise dos mapas mentais produzidos pelos
alunos, evidenciou-se que a percepção ambiental
pode ser utilizada como valiosa ferramenta para
a educação ambiental, especialmente no contexto
escolar, pois, possibilita compreender melhor
as inter-relações existentes entre os seres humanos
e o ambiente, bem como, conhecer de que
forma os alunos percebem o ambiente no qual
estão inseridos e principalmente, sensibiliza-los
para as questões socioambientais, permitindo-
-lhes a aquisição de uma consciência ecológica
e os tornando aptos a exercer a plena cidadania,
buscando soluções para os problemas ambientais
detectados em seu entorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Santos Oliveira

Licenciada em Pedagogia
e Especialista em Educação Ambiental com
Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis
pela Universidade Federal de Sergipe. Professora
da Rede Pública Estadual de Ensino de Sergipe.

Maria Ivanilde Meneses

Mestra em Educação,
Especialista em Educação Ambiental para professores
e em Coordenação Pedagógica, licenciada
em Pedagogia pela Universidade Federal de
Sergipe. Professora na Rede Pública Municipal de Ensino de Aracaju

Downloads

Publicado

13.06.2018

Como Citar

Oliveira, R. S., & Meneses, M. I. (2018). Águas de pertencimento: : um estudo sobre percepção e prática de educação ambiental. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 4(1), 63–76. https://doi.org/10.47401/revisea.v4i1.9361