Águas de pertencimento:
um estudo sobre percepção e prática de educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v4i1.9361Palavras-chave:
Educação Ambiental. Percepção Ambiental. Mapas MentaisResumo
Esse artigo versa sobre a importância do estudo
da percepção ambiental para efetiva prática
da Educação Ambiental. O objetivo principal da
pesquisa foi analisar a percepção que os alunos
têm em relação ao problema da poluição dos
rios e da constante falta de água no município
de São Cristóvão. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa através da observação participante
e interpretação dos desenhos produzidos
pelas crianças com base em categorias
relacionadas à percepção ambiental. Através
da análise dos mapas mentais produzidos pelos
alunos, evidenciou-se que a percepção ambiental
pode ser utilizada como valiosa ferramenta para
a educação ambiental, especialmente no contexto
escolar, pois, possibilita compreender melhor
as inter-relações existentes entre os seres humanos
e o ambiente, bem como, conhecer de que
forma os alunos percebem o ambiente no qual
estão inseridos e principalmente, sensibiliza-los
para as questões socioambientais, permitindo-
-lhes a aquisição de uma consciência ecológica
e os tornando aptos a exercer a plena cidadania,
buscando soluções para os problemas ambientais
detectados em seu entorno.
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