Solidariedade ou tolerância? a recepção de futuros/as professores/as sobre as representações não heteronormativas nas mídias de entretenimento
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.12928Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar e discutir, com base nas noções de tolerância e solidariedade, os posicionamentos de futuros/as professores/as do Vale do Sinos/RS sobre as representações das diversidades de gênero e de sexualidade nas mídias de entretenimento. Os dados foram coletados em uma sessão de grupo focal e seis entrevistas individuais semiestruturadas. Realizamos a análise dos mesmos através da metodologia de análise de conteúdo. Identificamos que a maioria dos/as participantes se autodeclararam favoráveis às representações de diversidade de gênero e de sexualidade nas mídias de entretenimento. Contudo, algumas pessoas ressaltaram a necessidade de existirem limitações de circulação destas representações, como horários, evitar a veiculação em televisão aberta, entre outras. Isto nos leva a crer que seus posicionamentos se baseiam na tolerância e no discurso politicamente correto, o que pode estar mascarando uma convicção de superioridade e a tentativa de impor censuras de espaço, circulação e expressão às pessoas não heteronormativas.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70, 2016. 279 p.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, c1999. 334 p.
DHEIN, Gustavo; MARQUES, Camila da Silva; ROSA, Otávio Chagas. O velho e o novo: os sentidos construídos pelos fãs de telenovela em tempos de convergência das mídias. Novos Olhares, v. 6, n. 2, p. 104-113, 2017.
FURLANI, Jimena. Sexos, sexualidades e gêneros: monstruosidades no currículo da Educação Sexual. Educação em revista, v. 46, p. 269-285, 2007.
GOELLNER, Silvana Vilodre; FRAGA, Alex Branco. A inominável Sandwina e as obreiras da vida: silêncios e incentivos nas obras inaugurais de Fernando de Azevedo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 25, n. 2, 2004.
GUERRA, Raquel. A produção das Artes Cênicas sob o prisma da identidade. In: LISBOA FILHO, Flavi Ferreira; SILVA, Thomas Josue (Orgs.). Cultura e Identidade: Subjetividades e minorias sociais. Santa Maria, RS: FACOS-UFSM, 2018. p.221-239.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. [11. ed.] Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2011. 102 p.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, Campinas, v. 19, n. 2, p. 17-23, 2008.
MARTÍN-BARBERO., Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Editora UFRJ, 2001. 369 p.
MEDEIROS, Ettore Stefani de; DE OLIVEIRA-CRUZ, Milena Freire. Por que a bandeira da família não pode também ser colorida?: estudo de recepção da propaganda política do Partido Social Cristão (PSC) por homo e heterossexuais. Bagoas-Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 9, n. 13, 2015.
MELLO, Luiz; BRITO, Walderes; MAROJA, Daniela. Políticas públicas para a população LGBT no Brasil: notas sobre alcances e possibilidades. Cadernos pagu, n. 39, p. 403-429, 2012.
MISKOLCI, Richard. Pânicos morais e controle social–. cadernos pagu, v. 28, p. 101-128, 2007.
NATIVIDADE, Marcelo Tavares. Homofobia religiosa e direitos LGBT: Notas de pesquisa. Latitude, v. 7, n. 1, 2013.
OLIVEIRA, José Aparecido. Recepção da homoafetividade na teledramaturgia brasileira: consumo, representação e identidade homossexual. In: Anais do XIV Congresso Internacional de Comunicação Ibercom. São Paulo: ECA-USP, 2015.
SALA, Arianna; GROSSI, Miriam Pillar. Batendo Um “Papo Serio”: desconstruindo gênero e sexo nas escolas de Santa Catarina. Anais do III Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades: direito, relações etnorraciais, educação, trabalho, reprodução, diversidade sexual, comunicação e cultura - Salvador: EDUNEB, 2013.
SCHMIDT, Saraí Patrícia ; STOCKER, Pâmela . A mídia ensina o verniz da tolerância jovem. 32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Caxambu, MG. 2009. p. 01-12. Disponível em <http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalhos/GT16-5436--Int.pdf>. Acesso em 24/07/2019.
SEFFNER, Fernando. Sigam-me os bons: apuros e aflições nos enfrentamentos ao regime da heteronormatividade no espaço escolar. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 39, n. 1, Março. 2013.
TESTOLIN, Márcio José; NUNES, Margarete Fagundes; SANFELICE, Gustavo Roese. Homotransfobia: Um horror que não choca a sociedade brasileira. Gênero & Direito., Paraíba , v. 8, n. 1, 2019.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. [14. ed.]. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p.7-72
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.