TEMPO E ESPAÇO PARA BRINCAR: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO RECREIO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6897Resumo
Este estudo propôs-se a investigar e problematizar o recreio escolar e o brincar, suas relações e possibilidades. Como objetivos encontram-se a análise e interpretação do recreio escolar da rede pública de ensino de Novo Hamburgo/RS e sua relação com o brincar em relação a este tempo/espaço escolar. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com enfoque descritivo e interpretativo e as contribuições de Brougère (2006), Corsaro (2011), Silva (2012), Portilho e Tosatto (2014) constituíram-se como aporte teórico principal para a construção do mesmo. Como principais resultados, constatou-se que a maior parte das escolas envolvidas não ofereceu possibilidades e estratégias facilitadoras para o brincar no recreio. Percebeu-se também que o recreio, como espaço/tempo institucionalizado da escola, precisa ser pensado e investigado como lócus da própria construção da infância a partir do brincar e, apesar de seu caráter “livre”, é integrante do tempo escolar e, por conseguinte, não isenta a escola de planejar e mediar este espaço.
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