Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais

Autores

  • Marília do Amparo Alves Gomes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.
  • Ennia Débora Passos Braga Pires Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.
  • Soane Santos Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13475

Palavras-chave:

Assistência Estudantil. Ensino Superior. Política Educacional.

Resumo

O artigo busca resgatar e discutir a trajetória histórica da política de Assistência Estudantil (AE) que tem como finalidade fomentar o acesso e a permanência de jovens das classes populares à universidade. Como uma política pública inserida no contexto do capitalismo, a Assistência Estudantil é forjada em meio a contradições, por um lado atende parcialmente as reivindicações da classe trabalhadora, por outro, apresenta aspectos minimalistas característicos das políticas focais. Conclui apontando que a AE, em nível nacional, com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), atende rigorosamente ao receituário neoliberal e as orientações dos organismos multilaterais para a educação no Brasil.

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Biografia do Autor

Marília do Amparo Alves Gomes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Membro do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional – (LUDIPPE) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas para a Educação Superior (GEPPS).

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2321-3813

Ennia Débora Passos Braga Pires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Pesquisa LUDIPPE - Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3924-4996

Soane Santos Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Programa de Pós-Graduação em Educação PPGed/UESB; Membro do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional (LUDIPPE).

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3807-1798

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Publicado

2020-04-27

Como Citar

Gomes, M. do A. A., Pires, E. D. P. B., & Silva, S. S. . (2020). Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–24. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13475

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