Ambiente educacional digital como fator de desenvolvimento da reflexão profissional do professor
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16166Palavras-chave:
Reflexividade dos professores, Formação de professores, Habilidades reflexivas, Atividade pedagógicaResumo
O artigo explora o problema da reflexividade dos professores, sua influência no processo educacional e as especificidades da atividade profissional dos professores. O objetivo da pesquisa é um estudo teórico e empírico da reflexividade dos professores e suas especificidades de desenvolvimento. As principais formas de desenvolvimento da reflexividade são palestras, treinamento, análise, autoanálise e teste. Para melhorar os traços de personalidade que são importantes para o desenvolvimento da reflexividade (autoconsciência, habilidades de comunicação, empatia, identificação de diretrizes de valores profissionais e pessoais, etc.), um professor também pode usar diferentes jogos e tarefas, juntamente com vários métodos de análise do lições e sua própria contribuição para elas. Todos esses recursos devem ser incluídos no plano anual de uma organização educacional. Os resultados do estudo permitem concluir sobre a eficácia das medidas declaradas para o desenvolvimento da reflexividade dos professores. Dentro do sistema educacional doméstico em constante mudança, um dos principais desafios é treinar professores que atendam aos requisitos do padrão profissional moderno. Uma possível solução para este problema pode ser o trabalho sistemático em uma organização educacional para melhorar as qualidades subdesenvolvidas do professor. Uma dessas características, que pode influenciar no aprimoramento do profissionalismo do professor e garantir o cumprimento do padrão profissional, é a reflexividade. Para além do facto de a reflexividade estar entre os componentes mais importantes da actividade pedagógica, é necessário reconhecer a base criteriosa da reflexividade profissional dos professores que trabalham em organizações educacionais, nomeadamente os aspectos aplicados do seu desenvolvimento na actividade metodológica dos professores.
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