Gestão pedagógica de resolução de situações de conflito em instituições de ensino
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16558Palavras-chave:
Conflito, Pessoal docente, Interação dialógicaResumo
O processo pedagógico em uma instituição de ensino é determinado pela interação dos indivíduos. Portanto, o fator decisivo no desenvolvimento profissional de um professor é a capacidade de atuar como sujeito da atividade pedagógica e construir interação dialógica com outras disciplinas. A interação interpessoal dialógica é um pré-requisito para a atividade pedagógica eficiente em uma instituição de ensino. No processo de domínio das habilidades dialógicas, o desenvolvimento profissional do professor é garantido. Parte significativa das competências profissionais do professor está associada à comunicação interpessoal, que focaliza nossa atenção no papel da interação dialógica no desenvolvimento profissional de um professor. As competências pedagógicas visam a implementação de atividades profissionais e a capacidade de construir uma interação dialógica competente no processo educacional. O resultado ótimo das interações dialógicas é o domínio pelo professor de um determinado conjunto de conhecimentos, habilidades profissionais e características pessoais, que, em nossa opinião, podem ser considerados como critérios de crescimento profissional. Acreditamos que a otimização da interação dialógica entre os participantes nas relações educacionais requer atenção especial. Na instituição de ensino, é necessário dar mais atenção à implementação do potencial comunicativo do indivíduo, criando um ambiente educacional confortável para a comunicação bidirecional. A mobilidade comunicativa de todos os sujeitos de interação deve ser desenvolvida em conselhos pedagógicos, sessões de formação e reuniões de pais e professores com a participação de um psicólogo escolar.
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