Gestão pedagógica de resolução de situações de conflito em instituições de ensino

Autores

  • Marina Georgiyevna Sergeeva Research Institute of the Federal Penitentiary Service of Russia, Moscow, Russia.
  • Dmitry Vladimirovich Lukashenko Research Institute of the Federal Penitentiary Service of Russia, Moscow, Russia.
  • Maria Lvovna Kunitsyna Peoples’ Friendship University of Russia (RUDN University), Moscow, Russia.
  • Konstantin Zaurovich Abdula-Zade Center for Sports Training of National Teams of Russia, Moscow, Russia.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16558

Palavras-chave:

Conflito, Pessoal docente, Interação dialógica

Resumo

O processo pedagógico em uma instituição de ensino é determinado pela interação dos indivíduos. Portanto, o fator decisivo no desenvolvimento profissional de um professor é a capacidade de atuar como sujeito da atividade pedagógica e construir interação dialógica com outras disciplinas. A interação interpessoal dialógica é um pré-requisito para a atividade pedagógica eficiente em uma instituição de ensino. No processo de domínio das habilidades dialógicas, o desenvolvimento profissional do professor é garantido. Parte significativa das competências profissionais do professor está associada à comunicação interpessoal, que focaliza nossa atenção no papel da interação dialógica no desenvolvimento profissional de um professor. As competências pedagógicas visam a implementação de atividades profissionais e a capacidade de construir uma interação dialógica competente no processo educacional. O resultado ótimo das interações dialógicas é o domínio pelo professor de um determinado conjunto de conhecimentos, habilidades profissionais e características pessoais, que, em nossa opinião, podem ser considerados como critérios de crescimento profissional. Acreditamos que a otimização da interação dialógica entre os participantes nas relações educacionais requer atenção especial. Na instituição de ensino, é necessário dar mais atenção à implementação do potencial comunicativo do indivíduo, criando um ambiente educacional confortável para a comunicação bidirecional. A mobilidade comunicativa de todos os sujeitos de interação deve ser desenvolvida em conselhos pedagógicos, sessões de formação e reuniões de pais e professores com a participação de um psicólogo escolar.

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Biografia do Autor

Marina Georgiyevna Sergeeva, Research Institute of the Federal Penitentiary Service of Russia, Moscow, Russia.

Dmitry Vladimirovich Lukashenko, Research Institute of the Federal Penitentiary Service of Russia, Moscow, Russia.

Maria Lvovna Kunitsyna, Peoples’ Friendship University of Russia (RUDN University), Moscow, Russia.

Konstantin Zaurovich Abdula-Zade, Center for Sports Training of National Teams of Russia, Moscow, Russia.

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Publicado

2021-10-11

Como Citar

Sergeeva, M. G., Lukashenko, D. V., Kunitsyna, M. L. ., & Abdula-Zade, K. Z. (2021). Gestão pedagógica de resolução de situações de conflito em instituições de ensino. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16558. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16558

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