Orientações de papéis em estudantes universitários e escolares (com base em um estudo sociológico)
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16265Palavras-chave:
Papel social, Status social, Personalidade, Preferências de função, Comportamento de papelResumo
O presente estudo examina os papéis sociais como uma categoria da ciência sociológica, bem como seu papel, conteúdo e lugar no mundo interior de uma pessoa. Mudanças civilizacionais e culturais e mudanças nos sistemas sociais, incluindo o status e as alterações estruturais, levam a modificações no paradigma de um “papel social” e no conteúdo do comportamento do papel. O surgimento de novos fenômenos nas preferências de papel dos indivíduos é, em certa medida, determinado pelo desenvolvimento do espaço de inovação e informação da sociedade moderna. Este efeito é mais proeminente entre os jovens, caracterizados por uma atitude positiva em relação a várias mudanças sociais. Estudos sociológicos realizados entre alunos e alunos das séries 10-11 mostram o grau de envolvimento dos jovens em papéis sociais específicos e a natureza da prioridade de sua escolha. A análise comparativa realizada mostra as peculiaridades da estrutura de papéis em cada grupo de jovens e permite determinar a relação entre status sociais e preferências de papéis. A avaliação dos jovens sobre a influência das relações de mercado em suas preferências de papel é examinada e as peculiaridades dessa influência são enfatizadas. A compreensão dos jovens sobre as funções do Estado na sociedade russa moderna na formação de papéis sociais, bem como sua atitude em relação às normas morais e às leis sociais e legais são destacadas. O estudo propõe uma tipologia de papéis de vida de alunos de escolas nas séries 10-11 e estudantes universitários.
Downloads
Referências
Bannikova, L. I., Boronina, L. N., & Vishnevskii, Iu. R. (2013). Novye iavleniia v tsennostnykh orientatsiiakh uralskogo studenchestva [New phenomena in the value orientations of the Ural students]. Sotsiologicheskie issledovaniia, 2, 58–68.
Beliaeva, E. V. (2010). Nravstvennye tsennosti epokhi postmoderna [Moral values of the postmodern era]. Filosofskie nauki, 1, 60–64.
Blackman, S. (2005). Youth subcultural theory: a critical engagement with the concept, its origins and politics, from the Chicago school to postmodernism. Journal of Youth Studies, 8(1), 1-20. http://dx.doi.org/10.1080/13676260500063629
Cicourel, A. V. (1964). Method and measurement in sociology. New York, NY: The Free Press.
Duncan, O.D. (1966). Path analysis: sociological examples. American Journal of Sociology, 72(1), 1-16. https://doi.org/10.1086/224256
Dwyer, P., & Wyn, J. (2001). Youth, education and risk: Facing the future. London: Routledge Falmer.
Galland, O. (2006). Sociologie de la jeunesse [Sociology of youth]. Paris: Armand Colin.
Gorshkov, M. K., Andreev, A. L., Anikin, V. A., Goryunova, S. V., Davydova, N. M., Zadorin, I. V., Lezhnina, Yu. P., Ovchinnikova, Yu. V., Pakhomova, E. I., Petukhov, V. V., Sedova, N. N., Tikhonova, N. E., Khromov, K. A., & Bube, M. (2007). Molodezh novoi Rossii: obraz zhizni i tsennostnye prioritety: Analiticheskii doklad [Youth of the new Russia: way of life and value priorities: Analytical report]. Moscow: Institute of sociology RAS, 143 p.
Iadov, V. A. (2003). Strategiia sotsiologicheskogo issledovaniia. Opisanie, obiasnenie, ponimanie sotsialnoi realnosti [Sociological research strategy. Description, explanation, and understanding of social reality]. Moscow: Dobrosvet, 596 p.
Konstantinovskii, D. L., & Popova, S. S. (2015). Zhiznennye plany shkolnikov [Life plans of schoolchildren]. Sotsiologicheskie issledovaniia, 11(379), 37–48.
Kurbatova, L. N. (2012). Zhiznennye tsennosti studentov kak institutsionalnye indikatory formatsionnogo izmeneniia obshchestva [Life values of students as institutional indicators of the formational change of society]. Alma Mater, 9, 35-42.
Kurbatova, L. N. (2018). Vybory 2016 goda: post scriptum (po materialam sotsiologicheskogo issledovaniia studentov) [Elections 2016: post scriptum (based on a sociological study of students)]. Bulletin of the Perm National Research Polytechnic University. Socio-economic sciences, 2, 34-44. https://doi.org/10.15593/2224-9354/2018.2.4
Mäntymäki, M., & Najmul Islam, A. K. M. (2014). Social virtual world continuance among teens: uncovering the moderating role of perceived aggregate network exposure. Behaviour & Information Technology, 33(5), 536-547. http://dx.doi.org/10.1080/0144929X.2013.872190
Mead, M. (1970). Culture and commitment: a study of the generation gap. New York: Natural History Press.
Miles, S. (2000). Youth lifestyles in a changing world. Buckingham: Open University Press.
O’Donnell, M. (2010). Generation and Utopia: Using Mannheim’s concepts to understand 1960s radicalism. Young, 18(4), 367–383. http://dx.doi.org/10.1177/110330881001800401
Pavlov, B. S., & Anisimov, S. A. (2016). Ekonomicheskoe povedenie molodezhi na Urale: sotsialno-psikhologicheskii analiz [Economic behavior of youth in the Urals: a socio-psychological analysis]. Yekaterinburg: Institute of Economics, Ural Branch of the Russian Academy of Sciences, 603 p.
Petrov, A. (February 22, 2017). Chem grozit sotsialnoe rassloenie [What is the threat of social stratification]. Argumenty i fakty, 8, 11.
Petukhov, V. V., Smirnov, L. M., Dubov, I. G., Kurbangaleeva, E. Sh., Byzov, G. L., Solovey, T. D., Vinarsky, A. V., Khodonov, A. S., Zdravomyslova, O. M., Khvostov, A. A., & Tyupa V. I. (2003). Bazovye tsennosti rossiian: sotsialnye ustanovki. Zhiznennye strategii. Simvoly. Mify [Basic values of Russians: social attitudes. Life strategies. Symbols. Myths]. Moscow: Dom intellektualnoi knigi, 446 p.
Robert, P. (2010). Social origin, school choice, and student performance. Educational Research and Evaluation, 16(2), 107-129. https://doi.org/10.1080/13803611.2010.484972
Schor, J. B. (2004). Born to buy. The commercialized child and the new consumer culture. New York: Scribner.
Shubrt, I. (2017). Sotsialnaia rol – zabytaia tema sotsiologii [Social role – a forgotten topic of sociology]. Sotsiologicheskie nauki, 6, 15–24. https://doi.org/10.7868/S0132162517060022
Stegnii, V. N. (Ed.). (2015). Lichnost v informatsionno-innovatsionnom obshchestve [Youth in the information-innovative society]: monograph. Perm: Publishing House of the Perm National Research Polytechnic University, 448 p.
Stegnii, V. N. (Ed.). (2017). Kultura v informatsionno-innovatsionnom obshchestve [Culture in an information-innovative society]: monograph. Perm: Publishing House of the Perm National Research Polytechnic University.
Stegnii, V. N. (Ed.). (2019). Molodezh v informatsionno-innovatsionnom obshchestve [Youth in the information-innovative society]: monograph. Perm: Publishing House of the Perm National Research Polytechnic University, 388 p.
Stegnii, V. N., & Kurbatova, L. N. (2018). Sotsialnyi portret studenchestva v usloviiakh transformatsii rossiiskogo obshchestva [Social portrait of students in the context of the transformation of Russian society]: monograph. 2nd ed. Perm: Publishing House of the Perm National Research Polytechnic University, 384 p.
Svadbina, T. V., & Retivina, V. V. (2019). Professionalnyi vybor shkolnikov (po materialam sotsiologicheskogo issledovaniia) [Professional choice of schoolchildren (based on a sociological study)]. Azimut nauchnykh issledovanii: pedagogika i psikhologiia, 8(2(27)), 215-217. https://doi.org/10.26140/anip-2019-0802-0050
Tishkov, V. A., Barash, R. E., & Stepanov, V. V. (Eds.). (2014). Rossiiskoe studenchestvo: identichnost, zhiznennye strategii i grazhdanskii potentsial [Russian Students: Identity, Life Strategies and Civic Potential]. Moscow: Institute of Ethnology and Anthropology RAS, 342 p.
Toshchenko, Zh. T. (2008). Paradoksalnyi chelovek [The paradoxical human]. 2nd ed., revised and supplemented. Moscow: IUNITI, 543 p.
Weinstein, D. (1994). Expendable youth: the rise and fall of youth culture. In: Epstein, J. S. (Ed.). Adolescents and their music: If it’s too loud, you’re too old. New York: Garland, pp. 67-86.
Zhuravleva, N. A. (2006). Dinamika tsennostnykh orientatsii lichnosti v rossiiskom obshchestve [Dynamics of personal value orientations in Russian society]. Moscow: Institute of Psychology RAS, 334 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.