Formação de competência multicultural de crianças pré-escolares

Autores

  • Iryna Rudnytska-Yuriichuk Department of Pedagogy and Psychology Preschool, Yuriy Fedkovych Chernivtsi National University, Ukraine.
  • Olha Kurhannikova Department of Foreign Philology, Municipal Establishment «Kharkiv Humanitarian Pedagogical Academy» of Kharkiv Regional Council, Ukraine.
  • Olena Demchenko Department of Primary Education, Vinnytsia Mykhailo Kotsiubynskyi State Pedagogical University, Ukraine.
  • Hanna Tolchieva Academy of Management and Administration in Opole, Opole, Poland.
  • Oksana Holiuk Department of Preschool Education, Vinnytsia Mykhailo Kotsiubynskyi State Pedagogical University, Vinnitsa, Ukraine.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17090

Palavras-chave:

Análise, Sistema de educação, Tolerância

Resumo

As peculiaridades do desenvolvimento do mundo moderno globalizado indicam a necessidade de abordar o campo da cultura como um importante princípio da educação dos filhos desde a idade pré-escolar. O objetivo do artigo é analisar a formação dos fundamentos da competência multicultural de crianças pré-escolares na Ucrânia. Os objetivos do estudo são: investigar as características da percepção teórica do multiculturalismo no sistema pedagógico ucraniano moderno, interpretar material empírico sobre a atitude em relação ao multiculturalismo entre os pais e crianças pré-escolares pesquisados. A pesquisa baseia-se na utilização de métodos teóricos de pesquisa, incluindo análise, síntese, indução e dedução, concretização, comparação, abstração. Além disso, o estudo foi formado a partir da utilização de um método estatístico, que consistiu na análise qualitativa de dados experimentais. Os resultados mostram que o ambiente de desenvolvimento multicultural é uma categoria integrada, que inclui diversas áreas de atuação do pré-escolar, por isso é importante proporcionar condições especiais, um ambiente psicológico estável. O trabalho com base em material empírico sintetiza a atitude favorável dos pré-escolares aos estrangeiros e o desejo dos pais de aprofundar este programa. Segundo a definição do nosso autor, a educação multicultural deve ser entendida como o processo de assimilação pelos pré-escolares de valores e experiências de outras etnias da região onde vivem, com especial ênfase no estudo de suas realizações culturais e características nacionais.

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Biografia do Autor

Iryna Rudnytska-Yuriichuk, Department of Pedagogy and Psychology Preschool, Yuriy Fedkovych Chernivtsi National University, Ukraine.

Olha Kurhannikova, Department of Foreign Philology, Municipal Establishment «Kharkiv Humanitarian Pedagogical Academy» of Kharkiv Regional Council, Ukraine.

Olena Demchenko, Department of Primary Education, Vinnytsia Mykhailo Kotsiubynskyi State Pedagogical University, Ukraine.

Hanna Tolchieva, Academy of Management and Administration in Opole, Opole, Poland.

Oksana Holiuk, Department of Preschool Education, Vinnytsia Mykhailo Kotsiubynskyi State Pedagogical University, Vinnitsa, Ukraine.

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Publicado

2022-03-14

Como Citar

Rudnytska-Yuriichuk, I., Kurhannikova, O., Demchenko, O., Tolchieva, H., & Holiuk, O. (2022). Formação de competência multicultural de crianças pré-escolares. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17090. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17090

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