Sobre uma experiência em criar competências de informação de profissionais de saúde no quadro de formação profissional contínua
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16323Palavras-chave:
Profissionais de saúde, Competência de informação, Formação profissional contínua, Abordagens metodológicasResumo
Um problema em criar competências de informação de profissionais de saúde é importante visto que as abordagens pedagógicas, métodos e tecnologias para a formação de médicos para usar tecnologias de informação em atividades profissionais devem ser constantemente aperfeiçoados para o seu cumprimento do nível sustentável e avançado de desenvolvimento da sociedade durante transformações digitais em educação e serviço de saúde. O artigo destina-se à formação de abordagens metodológicas para o processo pedagógico de aprender utilização das tecnologias de informação no quadro de formação profissional adicional de pós-graduação de profissionais de saúde, tendo em conta suas necessidades profissionais e características específicas do trabalho. O método principal para estudar este problema é um método de observação participante, que proporcionou uma avaliação e análise autênticas de inquéritos a 349 profissionais de saúde matriculados em cursos de formação profissional adicional. O artigo demonstra que as abordagens e métodos pedagógicos usados devem corresponder ao nível atual de desenvolvimento das tecnologias de informação e educação digital, que se caracterizam por alterações qualitativas em tecnologias de processamento e transmissão de dados e por utilização generalizada de sistemas inteligentes de tomada de decisão. O artigo inclui os resultados de implementação prática das abordagens teóricas e metodológicas recomendadas para formação de competências de informação em profissionais de saúde. O resultado é um conjunto desenvolvido de abordagens metodológicas para ensinar tecnologias de informação a nível científico, científico-específico e metodológico-tecnológico, propício para criar competências de informação em profissionais de saúde. Os materiais do artigo podem ser úteis a estudantes e professores de universidades pedagógicas, professores e organizadores do processo educativo de universidades médicas e instituições de ensino que se dedicam à educação profissional contínua de profissionais de saúde.
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