A trajetória formativa e profissional de um pesquisador: a docência pelas vias das narrativas insurgentes
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17708Palavras-chave:
Docência em matemática, Formação docente, Pesquisa narrativaResumo
Este estudo tem como objeto a narrativa de si tecida nos enredamentos de uma pesquisa narrativa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. O trabalho objetiva compreender como o movimento narrativo possibilita aflorar as compreensões de si e da docência que se tece na teia formativa do cotidiano da profissão de professor. A pesquisa é de natureza qualitativa, ancorado na epistemologia da pesquisa narrativa, que tem como centralidade, na produção de sentidos, a narratividade que o próprio sujeito faz de si, ao narrar as ações da pesquisa que desenvolve. Nessa direção, a pesquisa narrativa institui-se como dispositivo de formação docente, ao possibilitar a articulação reflexiva dos fazeres e saberes que o professor faz ao narrar as ações, dificuldades, aprendizagens e desafios que encontra no exercício da profissão docente. O trabalho revela como a narratividade evidencia as compreensões da docência e do movimento de pesquisa, tecido sob o olhar compreensivo de si e das ações desenvolvidas no ensino de matemática.
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