A transição entre a educação infantil e o ensino fundamental: uma revisão à literatura
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18086Palavras-chave:
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Articulação, Revisão SistemáticaResumo
A transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental é um processo que perpassa a vida escolar da criança, sendo fundamental que o mesmo aconteça de forma articulada, por meio de um currículo integrado e da inserção de situações e vivências lúdicas que contribuam para a alfabetização e letramento. Nesta revisão de literatura são analisados o que está sendo produzido e fundamentado no cenário educativo e no campo de produção de conhecimento acerca da transição entre as duas etapas da Educação Básica, a partir da análise de artigos publicados em revistas classificadas como qualis A1 no Brasil, conforme avaliação realizada pela CAPES em 2019. Foram analisados artigos cujas temáticas estão voltadas às categorias a priori: Educação Infantil; Saberes e Práticas Docentes, Currículo e Ensino e Aprendizagem. Após a análise dos artigos, pautada na Análise Textual Discursiva, emergiram três categorias e cinco subcategorias. Entre os resultados encontrados, evidenciam-se que grande parte dos artigos abordam questões relacionadas ao currículo, à alfabetização e letramento e às questões relacionadas à infância, reforçando a importância de se estabelecer um trabalho articulado e sistemático entre as duas etapas da Educação Básica, porém as pesquisas na área da transição ainda são irrisórias, frente à importância que tal temática exerce.
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