As recomendações sobre a Esgrima nas aulas de Educação Física e as percepções docentes: se aproximam ou se distanciam?

Autores

  • Marinez Passos Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornelio Procópio, Paraná, Brasil.
  • Cirlene Pádula Secretaria de Educação do Governo do Estado do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • sergio arruda Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18729

Palavras-chave:

Documentos norteadores, Ensino, Esportes

Resumo

Neste artigo trazemos os resultados que uma investigação que buscou responder a seguinte questão: Quais são as aproximações e os distanciamentos entre o que recomendam os documentos e o que de fato os professores fazem na escola sobre o ensino do conteúdo Luta/Esgrima? Para respondê-la acessamos primeiramente os documentos oficiais, norteadores da Educação Básica, em específico, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC-2018), o Referencial Curricular do Paraná (RCP-2018) e o Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP-2019). A partir desse corpus, evidenciamos oito categorias: Experimentação, Uso e apropriação, Fruição, Reflexão sobre a ação, Construção de Valores, Análise, Compreensão, Protagonismo comunitário. Diante das categorias estabelecidas a priori, entrevistamos professores de Educação Física questionando-os sobre o conteúdo Esgrima e como trabalhavam com ele junto a seus alunos. Concluímos que há um distanciamento entre o que recomendam os documentos supracitados e o que de fato os professores fazem na escola. Após as transcrições das entrevistas e a categorização dos 105 excertos obtidos, constatamos que 81 mencionavam distanciamentos, o que equivale a 77% dos comentários.

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Biografia do Autor

Marinez Passos, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornelio Procópio, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Bauru, SP, Brasil.

Cirlene Pádula, Secretaria de Educação do Governo do Estado do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

sergio arruda, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP)

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

Passos, M., Pádula, C., & Arruda, S. (2023). As recomendações sobre a Esgrima nas aulas de Educação Física e as percepções docentes: se aproximam ou se distanciam?. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e18729. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18729