Conselhos estaduais de educação e políticas de avaliação e regulação da educação superior: Produção de conhecimento em artigos científicos (1999-2022)

Autores

  • Mary Ângela Teixeira Brandalise Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil
  • Nadja Fonsêca da Silva Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, PR, Brasil
  • Fabíola de Jesus Soares Santana Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18809

Palavras-chave:

Conselhos Estaduais de Educação, Educação Superior, Políticas de avaliação e regulação, Revisão sistemática de literatura

Resumo

A produção de conhecimento sobre os Conselhos Estaduais de Educação (CEE) e as políticas de avaliação e regulação em periódicos científicos apresentada neste artigo é oriunda da revisão sistemática de literatura realizada pelo grupo de pesquisadores que integram o Projeto de Pesquisa “Atuação dos Conselhos Estaduais de Educação nas Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior e suas influências modeladoras nas universidades públicas estaduais”, que faz parte da Rede Universitas/Br. Os CEE, no Brasil, são responsáveis pela normatização da avaliação e da regulação das Instituições de Educação Superior no contexto estadual sob sua jurisdição. Este artigo tem por objetivo analisar a produção de conhecimento sobre os CEE e as políticas de avaliação e regulação da Educação Superior publicada em periódicos brasileiros no período de 1999 a 2022. A busca das produções foi realizada nas bases de dados seguintes: Portal de Periódicos da CAPES, Google Acadêmico, Educa, DOAJ, SciELO, Educ@/FCC, e a Análise Textual Discursiva foi a metodologia de análise dos dados. Os resultados revelaram: a) a escassez de produções acadêmicas voltadas à atuação dos CEE nas políticas de avaliação e regulação da Educação Superior; b) as trajetórias singulares de cada CEE no atendimento à normatização do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior nos Sistemas Estaduais de Ensino; c) a necessidade de superação de posturas ainda conservadoras presentes na composição, na representatividade e na atuação no âmbito dos CEE; d) a exigência de novos estudos e pesquisas que contribuam para avanços na produção de conhecimento sobre essa temática.

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Biografia do Autor

Mary Ângela Teixeira Brandalise, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil

Professora Sênior da Universidade Estadual de Ponta Grossa nos Programas de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências e Educação Matemática. Doutorado em Educação (PUC-SP). 

Nadja Fonsêca da Silva, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, PR, Brasil

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (UFPA/REAMEC).

Fabíola de Jesus Soares Santana, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, PR, Brasil

Professora do Programas de Pós-Graduação em Letras e do Programas de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Letras (UFPE). 

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Publicado

2023-04-04

Como Citar

Brandalise, M. Ângela T., Silva, N. F. da, & Santana, F. de J. S. (2023). Conselhos estaduais de educação e políticas de avaliação e regulação da educação superior: Produção de conhecimento em artigos científicos (1999-2022). Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e18809. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18809