Cuidado! As crianças estão em risco: a periculosidade no brincar digital

Autores

  • Adilson Cristiano Habowski Universidade La Salle, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Cleber Ratto Universidade La Salle, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18880

Palavras-chave:

Crianças. Brincar. Tecnologias digitais. Periculosidade.

Resumo

O artigo analisa de que modo o dispositivo da periculosidade é produzido e atualizado nos discursos educacionais de forma a produzir diferentes modos de pensar a relação do brincar das crianças com as tecnologias digitais. Para tanto, realizamos uma análise enunciativa de algumas dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação em Educação. Os discursos indicam para os ‘perigos’ das tecnologias digitais, na perspectiva de que é necessário manter as crianças distantes, pois estaríamos caminhando para o desaparecimento da infância. O dispositivo da periculosidade em operação para fazer funcionar a gestão de risco; produção de subjetividades que estejam atentas aos riscos.

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Biografia do Autor

Adilson Cristiano Habowski , Universidade La Salle, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas–RS–Brasil. Bolsista CAPES/PROSUC. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5378-7981

Cleber Ratto, Universidade La Salle, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas–RS– Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9059-728X

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

Habowski , A. C., & Ratto, C. (2023). Cuidado! As crianças estão em risco: a periculosidade no brincar digital. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e18880. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18880