A hegemonia da cultura escolar

Autores

  • Alice Mendonça Universidade da Madeira, Funchal, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18985

Palavras-chave:

Students. School inequalities. Social environment of origin.

Resumo

Uma vez que a origem social é habitualmente determinada pelo nível económico do agregado familiar, abordam-se autores que investigaram a influência das condições económicas dos estudantes no respetivo desempenho escolar, enfatizando-se o(s) percurso(s) daqueles que são provenientes dos grupos sociais mais desfavorecidos e a quem a instituição escolar se impõe enquanto organização social hegemónica, certificadora de conhecimentos. A metodologia deste trabalho decorreu num paradigma exclusivamente qualitativo e teve como fontes privilegiadas publicações decorrentes de investigações sobre essa temática. A partir da pesquisa bibliográfica foi possível concluir que as condições e as aptidões certificadas numa ótica de hegemonia escolar têm bastante impacto no desempenho escolar dos estudantes, nomeadamente a produção de desigualdades de aproveitamento escolar. Concluiu-se da necessidade de uma transformação que permita uma educação mais democrática e equitativa que valorize a diversidade social.

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Biografia do Autor

Alice Mendonça, Universidade da Madeira, Funchal, Portugal.

PhD in Education (Sociology of Education), is Assistant Professor in the Centre of Competence in Social Sciences, Department of Educational Sciences of the University of Madeira and Researcher at the Centre for Research in Education (CIE-UMa) of this University. She has authored numerous publications in the field of sociology of education and the main focus of her research centers on the analysis of school failure, educational policies, and school exploitation in the differentiation between boys and girls, as well as, issues related to juvenile delinquency.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Mendonça, A. (2023). A hegemonia da cultura escolar. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e18985. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18985