Manobras iniciais de primeiros socorros: produto educacional para professores da Educação Básica

Autores

  • Gisele Aparecida Damaceno Universidade Vale do Rio Verde, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Dirceu Antônio Cordeiro Júnior Universidade Vale do Rio Verde, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19152

Palavras-chave:

Capacitação Docente, Educação em Saúde, Produto Técnico-Tecnológico

Resumo

O presente estudo teve o objetivo de desenvolver, aplicar e avaliar uma cartilha eletrônica, direcionada aos professores da Educação Básica, contendo orientações, ilustrações e vídeos demonstrativos de manobras e procedimentos básicos de primeiros socorros. O intuito é melhorar as condições para o cumprimento adequado da Lei Lucas. Foram aplicados questionários de sondagem e de avaliação. Trata-se de uma pesquisa do tipo aplicada, de natureza descritiva e qualitativa. Durante o desenvolvimento do trabalho, também foi elaborado um plano de curso de capacitação sobre o tema. O material foi previamente apresentado a profissionais da saúde, para avaliação, críticas e sugestões.  Após o estudo, evidenciou-se que o produto teve um efeito positivo em relação aos conhecimentos básicos dos professores sobre primeiros socorros e também foi perceptível a maior compreensão sobre a importância dos procedimentos inicias e a melhoria em relação à segurança de se executar as manobras.

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Biografia do Autor

Gisele Aparecida Damaceno , Universidade Vale do Rio Verde, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Graduada en Enfermería, Magíster en Planificación y Gestión Docente.

Dirceu Antônio Cordeiro Júnior, Universidade Vale do Rio Verde, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Ph.D. in Cellular Biology, professor of the Master in Management, Planning and Teaching - UNINCOR.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Damaceno , G. A., & Cordeiro Júnior, D. A. (2023). Manobras iniciais de primeiros socorros: produto educacional para professores da Educação Básica. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e19152. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19152