Jogo de xadrez para discentes com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19530Palavras-chave:
Ensino, Acessibilidade, Aprendizagem, Educação FísicaResumo
O jogo de xadrez apresenta várias possibilidades de vivência efetiva entre seus pares a partir de um tabuleiro e suas peças, podendo contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento de alunos. Assim, este artigo tem como objetivo analisar a influência da prática do xadrez no desenvolvimento dos aspectos cognitivos de alunos com deficiência intelectual. O presente texto é fruto de uma prática pedagógica sistematizada nas aulas de Educação Física Escolar com eixo temático: o xadrez e suas potencialidades, desenvolvido na Associação de Pais e Amigos e Excepcionais. A experiência pedagógica foi realizada a partir de intervenções semanais, uma vez por semana, com duração de 40 minutos, podendo variar o tempo de acordo com a interação de cada criança. As aulas foram registradas a partir de relatórios semanais, com objetivo de acompanhar o desenvolvimento individual dos participantes em outras atividades propostas pela instituição. Os resultados apontam que os alunos tiveram diferentes ritmos de aprendizagem, notou-se dificuldades de interação, comportamento, contração e déficits motores. Conclui-se que a prática do xadrez se tornou relevante por trabalhar aspectos relacionados ao desenvolvimento da atenção, concentração e tomada de decisão, estimulando situações de imprevisibilidade dos praticantes, proporcionando caminhos para a construção da aprendizagem dos alunos em espaços formais ou informais.
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