Jogo de xadrez para discentes com deficiência intelectual

Autores

  • Carlos Henrique Nascimento de Cristo Junior Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.
  • George Almeida Lima Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil.
  • Sara Lopes Aragão Machado Costa Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Ruth Maria Mariani Braz Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19530

Palavras-chave:

Ensino, Acessibilidade, Aprendizagem, Educação Física

Resumo

O jogo de xadrez apresenta várias possibilidades de vivência efetiva entre seus pares a partir de um tabuleiro e suas peças, podendo contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento de alunos. Assim, este artigo tem como objetivo analisar a influência da prática do xadrez no desenvolvimento dos aspectos cognitivos de alunos com deficiência intelectual. O presente texto é fruto de uma prática pedagógica sistematizada nas aulas de Educação Física Escolar com eixo temático: o xadrez e suas potencialidades, desenvolvido na Associação de Pais e Amigos e Excepcionais.  A experiência pedagógica foi realizada a partir de intervenções semanais, uma vez por semana, com duração de 40 minutos, podendo variar o tempo de acordo com a interação de cada criança. As aulas foram registradas a partir de relatórios semanais, com objetivo de acompanhar o desenvolvimento individual dos participantes em outras atividades propostas pela instituição. Os resultados apontam que os alunos tiveram diferentes ritmos de aprendizagem, notou-se dificuldades de interação, comportamento, contração e déficits motores.  Conclui-se que a prática do xadrez se tornou relevante por trabalhar aspectos relacionados ao desenvolvimento da atenção, concentração e tomada de decisão, estimulando situações de imprevisibilidade dos praticantes, proporcionando caminhos para a construção da aprendizagem dos alunos em espaços formais ou informais.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Nascimento de Cristo Junior, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Mestrando em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense- UFF (Niterói-RJ). Licenciado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade da Serra - ES. Psicomotricista pelo Instituto Helena Antipoff (PESTALOZZI -Niterói-RJ). Atuou como Instrutor de Capoeira pela (ANS-VII) com atendimento aos assistidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e na Associação de Proteção aos Excepcionais (APOE). Foi profissional de Educação Física da APAE contratado em regime CLT por mais de 10 anos e Professor da PESTALOZZI -ES . Foi Professor do Centro Universitário Internacional (UNINTER) na graduação em Bacharelado em Educação Física. Professor colaborador da Associação de Pais e Amigos Dos Excepcionais-Campos (RJ). Professor do projeto PARAESPORTE com experiência em Educação Física Inclusiva desde 2008. Estudos voltados para crianças com autistas através da Capoeira e da Educação Física voltada para o desenvolvimento com a pessoa com autismo e outras deficiências. Membro colaborador do Núcleo de Estudos de Pessoa com Autismo (NEPA)- UFF e o do Laboratório de Inclusão , Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem (LIMDA) - UFRJ. Discutindo questões inerente ao TEA, intervenções através de atividades físicas voltado para o pleno desenvolvimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

George Almeida Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil.

É mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). É Licenciado e Bacharel em Educação física. Possui Especialização Metodologia do Ensino de Educação Física e especialização em Docência do Ensino Superior. Foi monitor de esportes do projeto "Mais Educação" no estado do Ceará. Foi secretário Municipal de Esporte do Município de Campos Sales-CE. Atualmente é professor efetivo sa Secretaria de Educação do Estado do Ceará (CEDUC/CE). Foi Diretor de esporte da Secretaria Municipal de Desporto de Campos Sales-CE. É membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF), do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar (GEPEFE/UECE) e do Grupo de Estudo em Sociologia do Esporte (GESOE/ULBRA). Foi membro do grupo de estudos "Fenomenologia e práticas corporais: lutas, artes marciais & esportes de combate", organizado pelo Grupo de Pesquisa em Fenomenologia e Práticas Corporais (GFEPAC/EEFERP), vinculado à Universidade de São Paulo (USP). Realiza pesquisas sobre a Educação Física escolar e sobre os aspectos pedagógicos e socioculturais das práticas corporais e da Educação Física

Sara Lopes Aragão Machado Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Mestranda em Diversidade e Inclusão pela UFF, licenciada em História pela UERJ, pós graduada em Alfabetização e Letramento pela Universidade Cândido Mendes e em Educação Inclusiva pela Faculdade São Luís, habilitada para o magistério em nível médio, atualmente faz parte da Coordenadoria de Educação Inclusiva da Prefeitura de Macaé e leciona História na Escola Canadense Maple Bear . Autora dos livros infantis "Estelina- um conto de luz entre o céu e o mar" e "A escola de todos os bichos

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialização Lato Sensu em Educação Física Especial na Área de Deficiência Mental (Universidade Castelo Branco). Tenho a graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro . Sou professor docente I - Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, atualmente leciono no  Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão como professor convidado. Atuei como coordenadora executiva do projeto Internacional Spreed The Sign no Brasil. Desenvolvo pesquisas ligados à Educação Inclusiva, tecnologia assistivas, confecção de materiais adaptados com o intuito de auxiliar os alunos com necessidades educacionais especiais nas classes regulares de ensino, filosofia esta que defendo e é adotada atualmente nas instituições na qual trabalho. Coordeno o projeto Galileu Galilei, Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de docentes, políticas publicas, diversidade, sensibilização, adaptação de materiais e brincar.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Cristo Junior, C. H. N. de, Lima, G. A., Costa, S. L. A. M., & Braz, R. M. M. (2023). Jogo de xadrez para discentes com deficiência intelectual . Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e19530. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19530

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