Juego de ajedrez para estudiantes con discapacidad intelectual

Autores/as

  • Carlos Henrique Nascimento de Cristo Junior Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.
  • George Almeida Lima Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil.
  • Sara Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Ruth Maria Mariani Braz Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19530

Palabras clave:

Enseñanza, Accesibilidad, Aprendiendo, Educación Física

Resumen

El juego de ajedrez presenta varias posibilidades de experiencia efectiva entre pares a partir de un tablero y sus piezas, y puede contribuir efectivamente al desarrollo de los estudiantes. Así, este artículo tiene como objetivo analizar la influencia de la práctica del ajedrez en el desarrollo de los aspectos cognitivos de los alumnos con discapacidad intelectual. Este texto es el resultado de una práctica pedagógica sistematizada en las clases de Educación Física Escolar con un eje temático: el ajedrez y sus potencialidades, desarrollada en la Asociación de Padres y Amigos y Excepcionales.La experiencia pedagógica se realizó en base a intervenciones semanales, una vez por semana, con una duración de 40 minutos, pudiendo variar el tiempo de acuerdo con la interacción de cada niño. Las clases fueron registradas en base a informes semanales, con el objetivo de monitorear el desarrollo individual de los participantes en otras actividades propuestas por la institución. Los resultados indican que los estudiantes tenían diferentes ritmos de aprendizaje, se notaron dificultades en la interacción, comportamiento, contracción y déficits motores. Se concluye que la práctica del ajedrez se ha vuelto relevante para trabajar aspectos relacionados con el desarrollo de la atención, la concentración y la toma de decisiones, estimulando situaciones de imprevisibilidad para los practicantes, brindando vías para la construcción del aprendizaje de los estudiantes en espacios formales o informales.

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Biografía del autor/a

Carlos Henrique Nascimento de Cristo Junior, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Mestrando em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense- UFF (Niterói-RJ). Licenciado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade da Serra - ES. Psicomotricista pelo Instituto Helena Antipoff (PESTALOZZI -Niterói-RJ). Atuou como Instrutor de Capoeira pela (ANS-VII) com atendimento aos assistidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e na Associação de Proteção aos Excepcionais (APOE). Foi profissional de Educação Física da APAE contratado em regime CLT por mais de 10 anos e Professor da PESTALOZZI -ES . Foi Professor do Centro Universitário Internacional (UNINTER) na graduação em Bacharelado em Educação Física. Professor colaborador da Associação de Pais e Amigos Dos Excepcionais-Campos (RJ). Professor do projeto PARAESPORTE com experiência em Educação Física Inclusiva desde 2008. Estudos voltados para crianças com autistas através da Capoeira e da Educação Física voltada para o desenvolvimento com a pessoa com autismo e outras deficiências. Membro colaborador do Núcleo de Estudos de Pessoa com Autismo (NEPA)- UFF e o do Laboratório de Inclusão , Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem (LIMDA) - UFRJ. Discutindo questões inerente ao TEA, intervenções através de atividades físicas voltado para o pleno desenvolvimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

George Almeida Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil.

É mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). É Licenciado e Bacharel em Educação física. Possui Especialização Metodologia do Ensino de Educação Física e especialização em Docência do Ensino Superior. Foi monitor de esportes do projeto "Mais Educação" no estado do Ceará. Foi secretário Municipal de Esporte do Município de Campos Sales-CE. Atualmente é professor efetivo sa Secretaria de Educação do Estado do Ceará (CEDUC/CE). Foi Diretor de esporte da Secretaria Municipal de Desporto de Campos Sales-CE. É membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF), do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar (GEPEFE/UECE) e do Grupo de Estudo em Sociologia do Esporte (GESOE/ULBRA). Foi membro do grupo de estudos "Fenomenologia e práticas corporais: lutas, artes marciais & esportes de combate", organizado pelo Grupo de Pesquisa em Fenomenologia e Práticas Corporais (GFEPAC/EEFERP), vinculado à Universidade de São Paulo (USP). Realiza pesquisas sobre a Educação Física escolar e sobre os aspectos pedagógicos e socioculturais das práticas corporais e da Educação Física

Sara, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Mestranda em Diversidade e Inclusão pela UFF, licenciada em História pela UERJ, pós graduada em Alfabetização e Letramento pela Universidade Cândido Mendes e em Educação Inclusiva pela Faculdade São Luís, habilitada para o magistério em nível médio, atualmente faz parte da Coordenadoria de Educação Inclusiva da Prefeitura de Macaé e leciona História na Escola Canadense Maple Bear . Autora dos livros infantis "Estelina- um conto de luz entre o céu e o mar" e "A escola de todos os bichos

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialização Lato Sensu em Educação Física Especial na Área de Deficiência Mental (Universidade Castelo Branco). Tenho a graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro . Sou professor docente I - Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, atualmente leciono no  Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão como professor convidado. Atuei como coordenadora executiva do projeto Internacional Spreed The Sign no Brasil. Desenvolvo pesquisas ligados à Educação Inclusiva, tecnologia assistivas, confecção de materiais adaptados com o intuito de auxiliar os alunos com necessidades educacionais especiais nas classes regulares de ensino, filosofia esta que defendo e é adotada atualmente nas instituições na qual trabalho. Coordeno o projeto Galileu Galilei, Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de docentes, políticas publicas, diversidade, sensibilização, adaptação de materiais e brincar.

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Publicado

2023-12-31

Cómo citar

Cristo Junior, C. H. N. de, Lima, G. A., Sara, & Braz, R. M. M. (2023). Juego de ajedrez para estudiantes con discapacidad intelectual. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e19530. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19530