A representação do ensino do autocuidado pelo professor de educação física

Autores

  • Maicon Douglas de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, paraná, Brasil.
  • Marta Luciane Fischer Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, paraná, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19683

Palavras-chave:

Autocuidado. Educação Física. Bioética.

Resumo

A representação dos professores de educação física sobre do ensino do autocuidado na escola, bem como os pressupostos bioéticos que têm sido utilizados na prática profissional se constituíram dos objetivos desta pesquisa. Para tal, foi conduzido um estudo quali e quantitativo de ordem transversal, por meio um questionário online respondido por 122 professores de escolas públicas e privadas e uma entrevista semiestruturada com 11 docentes. Os resultados demonstraram que os profissionais vêm atuando no ensino do autocuidado, indo de encontro com os parâmetros estabelecidos pela BNCC. Os princípios e valores comuns na Bioética vêm balizando essas ações e contribuindo para a promoção de saúde. Logo, para que a inclusão do autocuidado resulte em ações concretas de promoção de saúde global é importante a apropriação do saber técnico e do embasamento dos pressupostos bioéticos.

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Biografia do Autor

Marta Luciane Fischer, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, paraná, Brasil.

Bacharel e Licenciada em Biologia/PUCPR, Licenciada em Arte Educação/FAP, Mestre e Doutora em Zoologia, Pós-doutora em ĺEcologia Química. Docente dos Cursos de Biologia, Psciologia e Pós-Graduação em Bioética/PUCPR. Ex editora chefe da Revista Estudos de Biologia. Ex Coordenadora CEUA/PUCPR. Lider do Grupo de Pesquisa Bioética Ambiental.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Oliveira, M. D. de, & Fischer, M. L. (2023). A representação do ensino do autocuidado pelo professor de educação física. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e19683. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19683