Professores de Educação Física com práticas inovadoras

Autores

  • Kelly Ferreira Pires Universidade Federal de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Lazzarotti Filho Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.20245

Palavras-chave:

inovação, Educação Fisica, Professores

Resumo

Constitui a principal finalidade desta pesquisa identificar professores de Educação Física que consideram sua prática predominantemente inovadora no Ensino Básico de Goiânia. Além disso, buscou-se verificar quais desses professores estão dotados de uma abordagem pedagógica considerada inovadora tal qual descrita na literatura especializada. Para cumprir esses propósitos, empregou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa, composta por duas etapas: (i) a aplicação de questionários aos professores de Educação Física no Ensino Básico em Goiânia; (ii) a realização de entrevistas semiestruturadas com nove desses profissionais. Constatou-se que oito dos professores entrevistados adotam práticas pedagógicas consideradas inovadoras, que podem ocorrer de maneira separada ou então combinada.

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Biografia do Autor

Kelly Ferreira Pires, Universidade Federal de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Mestra em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás; Especialista em Educação Física escolar pela Universidade Federal de Goiás(UFG) e Pós-graduação em movimento humano pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Especialista em psicopedagogia pela Faculdade Brasileira de Educação e cultura (FABEC). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Esporte, Lazer e Comunicação (GEPELC). Co-orientadora no Programa de Iniciação á Pesquisa das Licenciatura na Universidade Federal de Goiás (PROLICEN - UFG)

Lazzarotti Filho, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2000) e doutorado em Educacao Fisica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Goiás e professor colaborador da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, formação de profesores, lazer, ead e formação.

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Publicado

2025-02-16

Como Citar

Pires, K. F., & Lazzarotti Filho, A. (2025). Professores de Educação Física com práticas inovadoras. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 18(37), e20245. https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.20245

Edição

Seção

Publicação Contínua