Narrativas de jovens do ensino médio: relação entre a saúde mental e o ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.21724Palavras-chave:
Ensino remoto, Escola, JuventudeResumo
Com o objetivo de compreender como o ensino remoto emergencial e seus desdobramentos impactaram a saúde mental de jovens estudantes no contexto da pandemia de COVID-19, foram realizados dois grupos focais on-line síncronos com oito estudantes do ensino médio de Santos, São Paulo e Sorocaba, integrantes de projetos de Iniciação Científica do Ensino Médio (IC-EM). Os principais temas que surgiram da análise categorial de conteúdo foram: a ausência de apoio da escola para com os estudantes; receios em relação ao aumento do assédio moral no contexto remoto; a abordagem insuficiente do sofrimento no ambiente escolar; o desenvolvimento de novas estratégias para a melhora da saúde mental e o abrandamento dos sentimentos negativos com o regresso às aulas presenciais. Os resultados apontam para a necessidade de uma abordagem psicossocial sobre a saúde mental na escola, considerando a relações institucionais em seu interior e superando as concepções medicalizantes hegemônicas.
Downloads
Referências
Anderson. (2021). Depoimento grupo focal. [09 dez. 2021]. Estudante. Sorocaba.
Ângela. (2021). Depoimento grupo focal. [09 dez. 2021]. Estudante. Sorocaba.
Andrade, D. (2019) Fazendo pesquisa na escola: pré-iniciação científica permite que
estudantes vivenciem experiências acadêmicas ainda no ensino médio. Pesquisa
FAPESP. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br.
Antúnez, A. E. A., Colagrossi, A. L. R., Colombo, E. R., Zolty, F., Silva, N. H. L. P. (2021) Rodas de conversa na universidade pública durante a pandemia Covid-19: educação e saúde mental. Construção Psicopedagógica, 30(31), 6-18.
Calvo, D. (2021) Redes de cuidado: enfrentamento da covid-19 nas religiões afrobrasileiras. PLURA: Revista de Estudos da Religião, 12(1), 121-135.
Cristo, H. S. (2020) A quem serve o Exame Nacional do Ensino Médio em tempos de pandemia da Covid-19 no Brasil? Revista Espaço Acadêmico, 224, 262-273.
Dayrell, J. (2007). A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação e Sociedade, 28(100), 1105-1128.
Denardi, D. A. C.; Marcos, R. A., Stankoski, C. R. (2021) Impacto da pandemia Covid-19 nas aulas de inglês. Ilha do Desterro, 74(3), 113- 143.
Estrela, F. M., Soares, C. F., Cruz, M. A., Silva, A. F., Santos, J. R. L., Moreira, T. M. O., Lima, A. B., Silva, M. G. (2020). Pandemia da Covid 19: refletindo as vulnerabilidades a luz do gênero, raça e classe. Ciência & Saúde Coletiva, 25(9), 3431-3436.
Giannini, S. (2020) Prioritize health and well-being now and when schools reopen. UNESCO, 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/news/prioritize-health-and-wellbeing-now-and-when-schools-reopen
Gomes, N. P., Carvalho, M. R. S., Silva, A. F., Moita, C. E., Santos, J. R. L., Couto, T. M., Carvalho, L. C., Almeida, L. C. G. (2021) Saúde mental de docentes universitários em tempos de Covid19. Saúde & Sociedade, 30(2) 1-7.
Goulart, M. S. B., Antunes, J. C. (2020) Professores: sofrimento mental na Universidade pública. Trabalho & Educação, 29(3), 95-112.
Hamoui, S. (2020). O processo de luto sob a ótica da análise do comportamento: uma revisão da literatura. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP.
Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., Bond, A. (2020) The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remoteteaching-and-online-learning.
Joana. (2021) Depoimento grupo focal. [04 dez. 2021]. Estudante. Sorocaba.
João. (2021) Depoimento grupo focal. [04 dez. 2021]. Estudante. Sorocaba.
Juliana. (2021) Depoimento grupo focal. [04 dez. 2021]. Estudante. Sorocaba.
Kitzinger, J., Barbour, R. (1999) Introduction: the challenge and promise of focus groups. London: Sage.
Lara, L., Cruz, L. R. (2022) Pandemia e necropolítica: retorno da educação básica às aulas presenciais. In: Darsie, C., Rocha, C. M. F., Carneiro, M., Galvão, M. C. B. (org.). Educação e saúde: reflexões e experiências educativas. Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC.
Lemos, I. (2020) Em reunião com senadores, Weintraub diz que Enem não foi feito para corrigir injustiças. Folha de São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/05/em-reuniao-com-senadoresweintraub-diz-que-enem-nao-foi-feito-para-corrigir-injusticas.shtml
Letícia. (2021) Depoimento grupo focal. [09 dez. 2021]. Estudante. Sorocaba.
Minayo, M. C. S. (2002) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes.
Oliosi, J. T. (2012) Relações de amizade: uma investigação das interações dos adolescentes no contexto escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, MG.
Oliveira, E. (2021). Cresce percentual de jovens que pensaram em parar de estudar na pandemia, aponta pesquisa. G1 Educação. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/06/14/cresce-percentual-de-jovens-quepensaram-em-parar-de-estudar-na-pandemia-aponta-pesquisa.ghtml.
Oliveira, J. C., Penido, C. M. F., Franco, A. C. R., Santos, T. L. A. (2022). Especificidades do grupo focal on-line: uma revisão integrativa. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 27(5), 1813-1826.
Pereira, A. B. (2010) “A maior zoeira”: experiências juvenis na periferia de São Paulo. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.
Santos, L. G. T. (2020). A ansiedade e o estresse como meios dificultadores da aprendizagem no ensino superior remoto. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB.
Severino, A. J. (2014) Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez.
Sofia. (2021). Depoimento grupo focal. [04 dez. 2021]. Estudante. Sorocaba.
Tamires. (2021). Depoimento grupo focal. [09 dez. 2021]. Estudante. Sorocaba.
Tatiana. (2021). Depoimento grupo focal. [04 dez. 2021]. Estudante. Sorocaba.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Tempos e Espaços em Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.