Narrativas de jovens do ensino médio: relação entre a saúde mental e o ambiente escolar

Autores

  • Carla Leitão da Silva Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, São Paulo, Brasil.
  • Marcos Roberto Vieira Garcia Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.21724

Palavras-chave:

Ensino remoto, Escola, Juventude

Resumo

Com o objetivo de compreender como o ensino remoto emergencial e seus desdobramentos impactaram a saúde mental de jovens estudantes no contexto da pandemia de COVID-19, foram realizados dois grupos focais on-line síncronos com oito estudantes do ensino médio de Santos, São Paulo e Sorocaba, integrantes de projetos de Iniciação Científica do Ensino Médio (IC-EM). Os principais temas que surgiram da análise categorial de conteúdo foram: a ausência de apoio da escola para com os estudantes; receios em relação ao aumento do assédio moral no contexto remoto; a abordagem insuficiente do sofrimento no ambiente escolar; o desenvolvimento de novas estratégias para a melhora da saúde mental e o abrandamento dos sentimentos negativos com o regresso às aulas presenciais. Os resultados apontam para a necessidade de uma abordagem psicossocial sobre a saúde mental na escola, considerando a relações institucionais em seu interior e superando as concepções medicalizantes hegemônicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Leitão da Silva, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, São Paulo, Brasil.

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Sorocaba) e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).(Capes).

Marcos Roberto Vieira Garcia, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, São Paulo, Brasil.

Doutor em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade de São Paulo (USP). Docente permanente do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Sorocaba).).

Referências

Anderson. (2021). Depoimento grupo focal. [09 dez. 2021]. Estudante. Sorocaba.

Ângela. (2021). Depoimento grupo focal. [09 dez. 2021]. Estudante. Sorocaba.

Andrade, D. (2019) Fazendo pesquisa na escola: pré-iniciação científica permite que

estudantes vivenciem experiências acadêmicas ainda no ensino médio. Pesquisa

FAPESP. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br.

Antúnez, A. E. A., Colagrossi, A. L. R., Colombo, E. R., Zolty, F., Silva, N. H. L. P. (2021) Rodas de conversa na universidade pública durante a pandemia Covid-19: educação e saúde mental. Construção Psicopedagógica, 30(31), 6-18.

Calvo, D. (2021) Redes de cuidado: enfrentamento da covid-19 nas religiões afrobrasileiras. PLURA: Revista de Estudos da Religião, 12(1), 121-135.

Cristo, H. S. (2020) A quem serve o Exame Nacional do Ensino Médio em tempos de pandemia da Covid-19 no Brasil? Revista Espaço Acadêmico, 224, 262-273.

Dayrell, J. (2007). A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação e Sociedade, 28(100), 1105-1128.

Denardi, D. A. C.; Marcos, R. A., Stankoski, C. R. (2021) Impacto da pandemia Covid-19 nas aulas de inglês. Ilha do Desterro, 74(3), 113- 143.

Estrela, F. M., Soares, C. F., Cruz, M. A., Silva, A. F., Santos, J. R. L., Moreira, T. M. O., Lima, A. B., Silva, M. G. (2020). Pandemia da Covid 19: refletindo as vulnerabilidades a luz do gênero, raça e classe. Ciência & Saúde Coletiva, 25(9), 3431-3436.

Giannini, S. (2020) Prioritize health and well-being now and when schools reopen. UNESCO, 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/news/prioritize-health-and-wellbeing-now-and-when-schools-reopen

Gomes, N. P., Carvalho, M. R. S., Silva, A. F., Moita, C. E., Santos, J. R. L., Couto, T. M., Carvalho, L. C., Almeida, L. C. G. (2021) Saúde mental de docentes universitários em tempos de Covid19. Saúde & Sociedade, 30(2) 1-7.

Goulart, M. S. B., Antunes, J. C. (2020) Professores: sofrimento mental na Universidade pública. Trabalho & Educação, 29(3), 95-112.

Hamoui, S. (2020). O processo de luto sob a ótica da análise do comportamento: uma revisão da literatura. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP.

Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., Bond, A. (2020) The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remoteteaching-and-online-learning.

Joana. (2021) Depoimento grupo focal. [04 dez. 2021]. Estudante. Sorocaba.

João. (2021) Depoimento grupo focal. [04 dez. 2021]. Estudante. Sorocaba.

Juliana. (2021) Depoimento grupo focal. [04 dez. 2021]. Estudante. Sorocaba.

Kitzinger, J., Barbour, R. (1999) Introduction: the challenge and promise of focus groups. London: Sage.

Lara, L., Cruz, L. R. (2022) Pandemia e necropolítica: retorno da educação básica às aulas presenciais. In: Darsie, C., Rocha, C. M. F., Carneiro, M., Galvão, M. C. B. (org.). Educação e saúde: reflexões e experiências educativas. Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC.

Lemos, I. (2020) Em reunião com senadores, Weintraub diz que Enem não foi feito para corrigir injustiças. Folha de São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/05/em-reuniao-com-senadoresweintraub-diz-que-enem-nao-foi-feito-para-corrigir-injusticas.shtml

Letícia. (2021) Depoimento grupo focal. [09 dez. 2021]. Estudante. Sorocaba.

Minayo, M. C. S. (2002) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes.

Oliosi, J. T. (2012) Relações de amizade: uma investigação das interações dos adolescentes no contexto escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, MG.

Oliveira, E. (2021). Cresce percentual de jovens que pensaram em parar de estudar na pandemia, aponta pesquisa. G1 Educação. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/06/14/cresce-percentual-de-jovens-quepensaram-em-parar-de-estudar-na-pandemia-aponta-pesquisa.ghtml.

Oliveira, J. C., Penido, C. M. F., Franco, A. C. R., Santos, T. L. A. (2022). Especificidades do grupo focal on-line: uma revisão integrativa. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 27(5), 1813-1826.

Pereira, A. B. (2010) “A maior zoeira”: experiências juvenis na periferia de São Paulo. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

Santos, L. G. T. (2020). A ansiedade e o estresse como meios dificultadores da aprendizagem no ensino superior remoto. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB.

Severino, A. J. (2014) Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez.

Sofia. (2021). Depoimento grupo focal. [04 dez. 2021]. Estudante. Sorocaba.

Tamires. (2021). Depoimento grupo focal. [09 dez. 2021]. Estudante. Sorocaba.

Tatiana. (2021). Depoimento grupo focal. [04 dez. 2021]. Estudante. Sorocaba.

Downloads

Publicado

2025-05-16

Como Citar

Silva, C. L. da, & Garcia, M. R. V. (2025). Narrativas de jovens do ensino médio: relação entre a saúde mental e o ambiente escolar. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 18(37), e21724. https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.21724

Edição

Seção

Publicação Contínua